Saiba como reconhecer, ligar e substituir cabos de ligações eléctricas. Muitas vezes basta apenas reconhecer os circuitos de ligações dos aparelhos eléctricos que possui para poder fazer pequenos arranjos na sua instalação eléctrica…
Como reconhecer, ligar e substituir cabos de ligações eléctricas.
O cabo usa-se nos circuitos fixos de uma casa. Conduz a energia vinda do contador aos pontos de luz no tecto, às tomadas e interruptores e ás caixas de ligação directa. A instalação deve ser metida nas paredes, e nestes casos os fios condutores passam por dentro de tubos de plástico, instalados em roços abertos nas paredes, que são depois tapados com argamassa.
Cabo flexível
Este tipo de cabo liga um candeeiro ou um aparelho a um circuitos de ligações. Estas ligações podem ser feitas com uma tomada e uma ficha, com uma caixa de ligação directa ou para candeeiros fixos no tecto roseta de tecto. A maioria dos aparelhos tal como ferros de engomar, torradeiras, máquinas de lavar, por exemplo, é vendida já provida de ficha com ligação à terra, a qual deverá ser sempre ligada a uma tomada com pólo de terra. Outros, como cafeteiras eléctricas, gira-discos, máquinas de costura, têm um cabo eléctrico com uma ficha fêmea que é ligada ao aparelho. O cabo para um candeeiro suspenso tem de estar ligado ao casquilho. Os fios condutores num cabo flexível são constituídos por muitos fios finos para darem a flexibilidade requerida.
Como preparar um cabo flexível para ligação
Use uma faca afiada para cortar a bainha no sentido do comprimento. Tenha cuidado para não ferir o revestimento isolante dos fios condutores. Puxe este revestimento para trás o suficiente para que os fios condutores cheguem facilmente aos terminais. Descarne cerca de 1,5 cm na extremidade dos fios condutores. Torça cuidadosamente a ponta dos condutores. Enrole fita isoladora à volta de qualquer corte na bainha de tecido para evitar que desfie.
Quando se deve substituir cabos
As tomadas salientes alimentadas por um cabo feito de fios condutores isolados por borracha e revestidos a borracha ou a chumbo, instalado dentro de um tubo de metal, indicam que a instalação tem 40 anos ou mais. Provavelmente, a borracha já estará quebradiça e pode desfazer-se, deixando os fios à mostra. Em qualquer caso, verifique se não teriam sido ligados a cabos velhos. Tais cabos devem ser substituídos logo que possível. Os interruptores redondos de baquelite ou latão montados em blocos de madeira também são indício de uma instalação com 40 anos, que deve ser substituída logo que possível. Os circuitos de tomadas radiais só precisam de ser substituídos se os cabos forem do tipo antigo. O cabo moderno, constituído por dois condutores activos mais condutor de terra, recoberto de PVC (policloreto de vinilo), instalado como sistema radial, é bastante seguro. Para descobrir se a sua instalação é radial, desligue o interruptor geral e olhe para dentro de uma tomada antiga de uma sala de estar. Se apenas um cabo entra na tomada, a instalação pode ser radial. Examine as duas tomadas mais próximas da primeira, uma de cada lado. Se cada uma delas tiver também só um cabo, o sistema é radial.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Altamente esclarecedor… mas veja se consegue me ajudar. recentemente comprei um bidé inteligente (www.bidetsense.com), recebi um manual completo, mas com a informação de que devo fazer uma instalação (15Amp) respeitando as normas das ´zonas da casa de banho´ de Portugal.
Pergunto… que zonas são essas, e onde posso encontrar essa informação?
desde já grato
As zonas a que se refere o seu manual, são as zonas em que é possível colocar pontos de electricidade perto de zonas de duche. Neste caso informo, que o ponto de electricidade não poderá estar a menos de 60cm, medidos na horizontal, de uma banheira ou base de chuveiro.
Mas para mais esclarecimentos poderá a pág. 124 do regulamento disponibilizado no link
http://www.certiel.pt/c/document_library/get_file?folderId=13044&name=DLFE-704.pdf
quero ligar trez lampadas de 100 e no apagador da lampada tem uma tomada acoplada, como fazer esta ligação? se possivel mandar por desenhos a resposta. obrigado.
Tenho a mesma dúvida…
Preciso de substituir um candeeiro de tecto e não faço ideia de como se faz a ligação eléctrica, gostaria que me ajudassem
Sou amador. Gostava de saber algo mais acerca desta matéria.
ola a todos sou electricista profissional com quase 20 anos de carreira, eu concordo que as pessoas devam estar bem informadas de como as coisa funcionam e acima de tudo informadas sobre as normas de segurança de instalaçoes electricas e o que devem fazer para manter uma instalaçao segura, mas por favor, se voce nao tem a formação adequada nao faça reparações ou instalações em sua casa por sua conta e risco, ou faça o na presença de um electricista com carteira profissional e se o mesmo não for possivel pelo menos peça a um que verifique a instalação reparação que voce fez antes de ligar o quadro geral.Isto não serve para desacreditar ninguem mas a electricidade tem muitos perigos que as pessoas desconhecem e por vezes nem nos passa pela cabeça exº 1 volt (menos que a carga de uma pilha ) parece nao ser perigoso para nos mas a verdade e que pode matar uma pessoa, só depende da amperagem incutida nesse volt, um fio condutor de elemento neutro ( O NEUTRO ou TERRA ) pode muitas veses conter ioes de carga positiva que em contacto com um corpo ligado á terra ( NÒS ) efectua uma descarga por veses superior á de um fio condutor com ioes positivos em carga ( A FASE )e hesistem muitos mais exemplos que aqui nao da para mencionar por isso tenham cuidado a electricidade é muito útil, bonita, mas muito perigosa, a segurança passa por muitas coisa que por veses nao sabemos desde a roupa correta o calçado isolado, luvas, viseiras, (quando necessario )etc um abraço a todos.
Não ajudaram em nada fdp mas prontx continuem com o excelente trabalho!!!!!! bjxxxxx
boa tarde, tenho um candeeiro de teto com 18 lampadas mas só estão a funcionar 9…será que me podem dar uma ajuda a ver o que se passa??
Bom dia. Tenho candeeiro com velas de plástico e dentro tem o sitio de enroscar a lampada, resolvi mudar as partes de plástico que ficam por baixo das velas e agora não consigo fazer a ligação eletrica para as lampadas.