As flores de viés podem ser feitas e usadas para decorar colares, com o número de pétalas que se quiser e do tamanho que se pretender, consoante os gostos e aplicações que se desejarem.
Estas flores ficam bem em praticamente tudo. Pode usar e abusar nas aplicações que faz. De notar apenas que, por exemplo, se escolher duas cores, deverá usar sempre a diferença de um centímetro entre cada uma das tiras.
Siga as sugestões para um colar com flor de viés a preto e branco, ou preto e cinza escuro.
Como fazer
Uma sugestão é fazer um acabamento com cordões acetinados, por exemplo, a preto e cinza prateado, com botão metálico fosco, cristais sintéticos e outras pedrinhas que se utilizam na bijuteria. Outro exemplo é usar duas flores de viés nas cores preto e branco e com cordão encerrado com missangas nas pontas. Fica um mimo. Puxe pela imaginação.
Aqui segue uma sugestão:
Reúna o seguinte material:
- 2,07 m de viés preto (35 mm)
- 1,53 m de viés branco (35 mm)
- 3,20 m de fio de soutache branco
- 1,60 m de fio de soutache preto
- tesoura
- cola quente
- alfinetes
Comece, então, pelas flores. Para a flor mais pequena, corte nove pedaços de 6 cm do viés preto e nove pedaços de 5 cm do viés branco. Dobre-os ao meio, na vertical e junte um preto a um branco. Dobre-os ao meio e junte as pontas com cola quente, formando uma pétala. Una nove delas com cola.
Em seguida, corte a lateral de uma tira de 12 cm de viés branco e dobre-a ao meio na vertical, enrole e cole também a ponta. Agora, cole este pequeno rolo no centro da flor. Faça uma segunda flor com as mesmas dimensões.
Agora, para a flor grande, repita os mesmos passos, mas use pedaços maiores, de 7 cm do viés preto e de 6 cm do branco. E com isto terá as suas flores de viés feitas.
Faça uma trança com dois fios de soutache de 1,60 m e um fio preto de 1,60 m. Mas, antes de começar, há algo a fazer, que é unir os três com um nó e prendê-los numa toalha usando o alfinete e rematando com um nó. Posteriormente, dobre a trança ao meio e cole as flores pequenas a 15 cm das pontas e a flor grande a 7 cm.
Faltam apenas dois passos para ter a sua peça pronta. Una ambas as extremidades da trança e cole um pedaço de 3 cm de soutache preto atrás de cada flor, colando o fio à peça.
Esta é apenas uma sugestão e ponto de partida para as mais variadas possibilidades de acessórios e colares com flor de viés que poderá fazer.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.