A colocação de azulejos pode ser uma tarefa fácil se tiver alguns conhecimentos sobre o assunto. Contudo, em determinadas áreas mais irregulares podem surgir algumas dificuldades acrescidas e dúvidas acerca da melhor forma de os colocar.
Áreas como cantos externos e internos, zonas da parede com tomadas e interruptores ou até de passagem de canos são sempre um desafio. Por isso, se quiser que o trabalho de colocação dos azulejos fique o mais perfeito possível, então precisa de conhecer algumas técnicas para os cortar e colocar da melhor forma.
Seguem-se algumas dicas úteis de como fazer a colocação de azulejos em áreas irregulares.
Lidar com obstáculos
Para cortar azulejos com um formato irregular, use uma ferramenta chamada turquês. Esta ferramenta é muito semelhante a um alicate, mas ao usá-la consegue lascar pequenas secções do azulejo sem o partir (quando tomados os devidos cuidados).
Em situações em que é preciso lidar com canos, por exemplo, aconselhamos que retire os perfis destes, de modo a que se coloquem os azulejos sem problemas por detrás. Depois dos azulejos bem fixos à parede, volte a colocar os perfis, perfurando novos buracos nos azulejos. Tenha especial cuidado nesta fase, pois existe o risco dos azulejos partirem ou racharem. Ponha fita adesiva no sítio em que irá fazer o buraco e fure a parede através desta fita. Faça os buracos nos azulejos longe dos rebordos, pois existe maior probabilidade de racharem.
Pode também optar por utilizar um serrote próprio para azulejos para cortar curvas. Para começar faça um molde do que pretende num cartão. De seguida, coloque o molde sobre o azulejo e com uma caneta de ponta de feltro passe para o azulejo (a tinta é posteriormente removida com um pano e água). Use o serrote para cortar com precisão a curva desejada. Lembre-se de apoiar o azulejo numa bancada com firmeza e com cuidado, durante todo o processo, para que não rache ou parta.
Tomadas e interruptores
Para colocar de forma rápida e eficaz azulejos à volta de tomadas ou interruptores siga as próximas orientações:
- Em primeiro lugar é fundamental que desligue o quadro eléctrico antes de iniciar o trabalho propriamente dito.
- Afrouxe os parafusos da tomada ou do interruptor, para que os rebordos do azulejo possam ser inseridos por detrás do espelho da tomada.
- Tenha em mente que pode ser necessário ajustar o tamanho dos parafusos para outros mais compridos se utilizar azulejos mais grossos. É importante que a tomada ou interruptor fique bem firme e fixo à parede.
- Só depois de colocar a argamassa é que deve voltar a apertar os parafusos.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.