Se aprecia decoração rústica, então vamos mostrar-lhe algumas alternativas para um pavimento de ladrilhos de aspecto rústico.
À venda encontra ladrilhos de fabrico industrial, mas existem diversas alternativas que pode usar como pavimento. Contudo, deve ter em conta as especificidades desses materiais alternativos, ponderando com cuidado as exigências e manutenção de cada um.
A sua técnica de aplicação é em tudo semelhante à aplicação de ladrilhos de cerâmica, sendo que o seu aspecto mais natural os acaba por tornar mais apelativos e de acordo com uma decoração do mesmo género.
Confira as sugestões já abaixo.
Tijolos
A sua aplicação é mais simples se for feita de lado, em especial em casos que se pretende um padrão espinhado. Utilize um pouco de argamassa para os nivelar e acamar, tendo o cuidado de os colocar lado a lado e bem encostados.
Depois da sua colocação, não se esqueça de colocar uma camada protetora no pavimento. Por exemplo, poderá aplicar várias camadas de verniz ou isolante, de modo a isolar a bem a superfície e assim evitar danos.
Lajes
As lajes são uma alternativa fantástica para quem quer apostar numa decoração mais rústica. Oferecem durabilidade e são robustas e resistentes ao desgaste. Outra das suas vantagens é que as pode encontrar nos mais variados tamanhos e formatos, desde os mais regulares até aos mais irregulares e originais. A maior desvantagem é que como têm tendência a possuir superfícies desiguais, será necessário assentar bem com bastante argamassa.
Ardósia
Em primeiro lugar, deve certificar-se que o chão e superfície que irá colocar o pavimento está perfeitamente nivelado. Coloque-os sobre cola, tendo cuidado para evitar que esta passe para a superfície superior do ladrilho, pois para além de ser bastante inestético, também pode originar manchas permanentes e impossíveis de remover.
Dicas:
- Tal como sucede com outro tipo de ladrilhos, quando precisar de cortar formas complicadas, a melhor opção é mesmo recorrer a um turquês para proceder ao corte.
- Tenha ainda o cuidado de retirar as portas que abrem para a superfície a ladrilhar antes de proceder à colocação dos mesmos.
- Para deslocar as lajes mais pesadas pode usar um método simples. Coloque duas varas por baixo e empurre a laje como se estivesse em cima de rodas. Traga uma das varas para a frente à medida que vai ficando para trás, enquanto a laje avança.
Como vê, existem boas alternativas para um pavimento de ladrilhos de aspecto rústico. Caso não pretenda fazer a aplicação do pavimento você mesmo, então pode optar por contratar os serviços de trabalhadores especializados.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.