Para fazer furos em paredes de tijolo cerâmico e pavimentos de betão pode usar um cinzel de furar de forma manual ou usar uma broca com ponta de diamante, que também é conhecida por broca diamantada. Para realizar esta tarefa tome as devidas precauções e use luvas e óculos de segurança…
Como fazer uso de um cinzel de furar de forma manual
Agarre o cabo com firmeza e mantenha-o na horizontal. Bata no topo com golpes firmes e directos. Rode a broca dentro do furo de três em três ou de quatro em quatro marteladas e retire-a frequentemente do furo para a limpar. Se não possuir berbequim eléctrico ou estiver a trabalhar num local em que não existe energia eléctrica, utilize um cinzel de furar e um martelo. O cinzel de furar é dotado de brocas de canela dura intermutáveis em tamanhos que correspondem ás dimensões das buchas para os furos e que se montam num cabo de aço endurecido. Tome as devidas precauções e proteja convenientemente a mão que irá pegar no cinzel usando uma luva grossa. Para proteger os olhos utilize óculos de segurança adequados para esta tarefa. Procure manter a ferramenta perpendicular à parede, pois de contrário o furo ficará afunilado e a bucha não se fixará adequadamente.
Como fazer furos nas paredes
Existem no mercado brocas especiais para furar paredes de tijolo cerâmico, pavimentos de betão e peças de betão pré-vazado, como, por exemplo, postes de portões e postes de vedações. Estas brocas, conhecidas por brocas de ponta de diamante ou broca diamantada, têm gumes de carboneto de tungsténio e existem em tamanhos variados que correspondem às dimensões das buchas para os furos. Para furar uma parede de tijolo, utilize uma broca montada num berbequim eléctrico ligado em baixa velocidade, o que permitirá uma furo mais rigoroso e prolongará a vida à broca.
Contudo, para furar betão será mais conveniente utilizar um berbequim eléctrico com percussão. O movimento de percussão faz avançar e recuar a broca a alta velocidade, enquanto prossegue o movimento de rotação.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.