Quando suspeitar de uma fuga de gás, deve verificar se eventualmente alguma torneira ficou aberta. Não deve fazer lume nem ligar nenhum interruptor eléctrico. Ligue para o serviço de urgência da companhia distribuidora de gás….
As botijas de gás devem ser guardadas num local acima do nível do chão e longe dos esgotos….
Como fechar a torneira de segurança
Rode o manipulo de modo que fique transversal em relação à tubagem.
• Inspeccione com regularidade as mangueiras para detectar eventuais fugas, esfregando nelas água de sabão. As fugas ficarão assinaladas pela formação de bolhas. Não utilize uma chama para procurar fugas.
• Se descobrir fugas ou a mangueira estiver danificada, substitua-a por outra de modelo aprovado e fixe-a com braçadeiras adequadas. Não tente remendá-la.
• Ao proceder à montagem de ligações, aperte-as com uma chave inglesa. A pressão dos dedos não é suficiente para garantir uma vedação perfeita.
• Mude as botijas bem longe de qualquer chama ou fonte de calor intenso.
• Abra a válvula lentamente quando ligar o gás.
• Ventile as salas onde estejam a ser usados aparelhos de combustão de gás.
A utilização da botija de gás
O gás vendido em botijas — butano para uso doméstico, estufas, barcos, caravanas e no campismo e propano para uso industrial — é obtido do ciricking do petróleo e encontra-se no estado líquido dentro das botijas.
• O butano e o propano são gases mais pesados que o ar, classificados como 3.11 família, pelo que a sua utilização em pisos negativos relativamente ao nível da soleira de saída para o exterior não é recomendada. Por esta razão, as botijas devem ser sempre guardadas no exterior acima do nível do chão e afastadas dos esgotos, quer estejam cheias ou vazias.
• Mantenha sempre a botija em pé, com a válvula para cima.
• Tanto o butano como o propano têm a mesma utilização. Contudo, porque operam a pressões diferentes, é importante utilizar o redutor correcto para cada um deles. Não mude de um gás para o outro sem mudar também de redutor.
• Se houver necessidade de deixar uma botija num espaço fechado — uma caravana ou um barco, por exemplo —, faça uma boa ventilação da área antes de ligar a botija, acender uma chama (mesmo um cigarro) ou ligar equipamento eléctrico.
Providências a tomar se cheirar a gás
Uma vez que o gás não tem cheiro próprio, é-lhe acrescentado um odor antes de ser canalizado para os locais de consumo para que as pessoas fiquem alertadas em caso de fuga de gás.
O que fazer quando suspeitar de uma fuga:
• Se sentir um cheiro a gás ou suspeitar de uma fuga (mesmo que não sinta cheiro), apague imediatamente cigarros e qualquer chama.
• Verifique se ficou aberta acidentalmente alguma torneira do gás ou se alguma chama-piloto se apagou. Se algum dos seus aparelhos não estiver equipado com dispositivo automático de corte, é provável que exista fuga. Feche a torneira do contador.
• Não faça lume nem accione interruptores eléctricos — incluindo o da campainha da porta — ou qualquer aparelho cujo manuseamento possa provocar faíscas. Abra as janelas.
• Telefone para o serviço de urgência da companhia distribuidora de gás. O número encontra-se na lista telefónica, nas páginas amarelas, sob o título “Serviços de utilidade pública “. Se não dispuser de telefone, peça a alguém que faça a chamada por si.
• Não tente consertar quaisquer aparelhos ou instalações. As reparações só devem ser confiadas a um técnico da companhia distribuidora de gás.
• Mantenha-se fora do local da ocorrência até que a atmosfera fique renovada e o cheiro tenha desaparecido.
• Se lhe cheirar a gás na rua, informe imediatamente a companhia distribuidora de gás.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.