As ferramentas manuais cortantes para serem eficientes e poderem executar a sua função com facilidade tem de ser regularmente afiadas com uma limas apropriadas.
As partes cortantes das ferramentas manuais para serem eficientes têm de estar afiadas. Se este tipo de ferramentas manuais estiverem afiadas são também menos perigosas, pois as lâminas embotadas deslizam, em vez de agarrar a madeira.
Os dentes das serras são afiados com limas. Para afiar as facas, plainas e formões utiliza-se uma pedra de afiar a óleo. As tesouras são afiadas com uma pedra de afiar folhas.
Como afiar plainas e goivas
Deve afiar as lâminas das plainas e das goivas de entalhar madeira numa pedra de afiar a óleo, como se indica para os formões. Verifique os ângulos do gume da lâmina de uma plaina com a ajuda de um transferidor. Afie o lado biselado da goiva com um movimento lateral na pedra plana de afiar e o outro lado com uma pedra de afiar em cunha.
Como afiar serras
Deve fixar a lâmina da serra no torno, com os dentes virados para cima, entre duas réguas de madeira colocadas de forma que as bordas fiquem 5 mm ou menos abaixo dos dentes da lâmina. Para afiar uma serra comprida, deve fixá-la também nas extremidades com um grampo.
Se for afiar uma serra muito gasta, passe sobre os dentes uma lima chata para os nivelar. Depois deve afiar as pontas dos dentes com uma lima triangular. No caso de ferramentas manuais como o serrote de serrador, deve comecar por limar a parte de trás dos dentes que estão inclinados para o lado oposto ao seu corpo. Comece junto do cabo e vá passando a lima pelos dentes da lâmina com movimentos leves e ritmados e mantendo-a em ângulo recto com a lâmina. Quando acabar, volte a lâmina da serra no torno e afie os outros dentes.
Para limar os dentes de um serrote de traçar, de um serrote universal ou de um serrote de costas proceda da mesma forma que o serrote de serrador, mas segure na lima de modo a formar um ângulo de 60 a 70° com a lâmina. Deve primeiro afiar os dentes inclinados para o lado oposto ao seu corpo e depois volte a lâmina da serra para afiar os outros dentes.
Utilize uma travadeira para dar aos dentes dos serrotes a inclinação correcta. A travadeira é uma pequena ferramenta que lembra um alicate, com uma cabeça regulável que se ajusta ao tamanho dos dentes. No serrote de costas para malhetes não é preciso proceder à operação de trava.
Como afiar facas
Muitas ferramentas manuais como as facas de trabalhos manuais trazem lâminas descartáveis.
Para afiar uma faca sem lâminas de substituição, passe as duas faces da lâmina da faca pela pedra de afiar a óleo, fazendo um movimento circular.
Continue a afiar até que a lâmina corte facilmente uma folha de papel segura pela parte de cima. Finalmente, passe a lâmina por uma tira de cabedal polvi-lhada com um produto de polir.
Fixe uma das pontas da tira de cabedal e estique-a bem, passando depois a faca ao longo da tira, com o lado rombo da lâmina voltado para si e o lado cortante apertado de encontro à tira. Volte a lâmina e passe-a ao longo da tira em sentido contrário, com o lado rombo voltado na direcção oposta à do seu corpo.
Como afiar brocas
Se necessitar afiar a sua broca,deve utilizar um afiador de brocas que possa ser adaptado ao seu berbequim eléctrico e compre uma guia de afiar brocas numa boa casa de ferragens. No entanto, é aconselhável mandar afiar as brocas.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Nossa!!!!! Eu nem sabia que se podia afiar brocas!!! Pensava que a solução fosse substituí-las. Abs Cristina