A aplicação do papel de parede é uma tarefa simples, basta medir bem e cortar o papel com a medida certa, deixando alguma margem para diversas situações, tais como tomadas e interruptores eléctricos. Convém usar o fio de prumo para verificar o alinhamento…
Para aplicar papel de parede deve primeiro começar numa parede perto de uma janela aproveitando melhor a luz natural. Deve começar a medir o papel de parede a partir do canto. Acrescente à medida da largura pelo menos cerca de 2,5 cm, para que o papel se dobre sobre a parede da janela.
Pegue na primeira tira de papel e desdobre o extremo superior verificando se está alinhado com o fio-de-prumo, como está ilustrado na figura. Depois de ter a certeza que o papel de parede está bem ajustado, descole as dobras inferiores e cole o papel na parede com a ajuda de uma escova de alisar ou rolo para colar bem o papel à parede. Passe a escova do centro para fora, colando as bordas. Deve vincar com cuidado o papel de parede contra o tecto e contra o rodapé, depois levante-o um pouco, tanto em cima como em baixo e com uma lâmina corte o excesso de papel de parede. Depois com a ajuda do rolo de cantos passe nas bordas para ter a certeza de que estão coladas. O rolo de cantos não deve ser usado no papel de parede com padrões ou com relevo estampado. Só se o papel for forrado com espuma, para evitar que se amasse o padrão. Em alternativa use uma esponja seca ou um rolo felpudo limpo para comprimir bem o papel contra a parede.
Quando a tira de papel estiver colada deve verifica-la em todo o cumprimento, tenha atenção a eventuais bolhas de ar. Se isso acontecer alise-as com uma escova, do centro para as bordas. Normalmente as bolhas pequenas desaparecem enquanto o papel seca. Caso contrario, deve corta-las com uma lâmina e com um pincel fino aplique cola nas bordas do corte. Depois de finalizar esta operação deve comprimir de novo o papel de parede e limpar o excesso de cola com um pano húmido.
Vá colando as tiras uma a uma. Tenha atenção para acertar o desenho ou padrão com as tiras coladas anteriormente. Se não tiver muita experiência em aplicar papel de parede, corte uma tira de cada vez. Se o papel for liso terá de o colar de forma a não se notar os cortes.
Continue a colar o papel de parede até chegar a um canto interno ou externo. Normalmente, os cantos não são totalmente verticais. Para não deixar rugas no papel, meça em diferentes pontos a distância que separa do canto a última tira de papel, acrescente 2,5 cm à medida maior e corte uma altura de papel com esta largura. Depois cole o papel, e alise-o de modo que os 2,5 cm extras cubram o canto. Depois cole a restante tira cortada de maneira que no canto, esta sobreponha, no mínimo, a margem deixada pela tira anterior. Por fim dever ter a verificar se o papel está alinhado com o fio-de-prumo.
Obstruções.
Se existirem tomadas e interruptores, primeiro deve desligar a corrente no quadro geral e tirar os parafusos do espelho da tomada ou interruptor eléctrico. Isto deve ser o bastante para poder cortar o papel, deixando uma pequena margem para ser introduzida por detrás do espelho. Se não conseguir retirar a tomada ou interruptor eléctrico, vinque o papel nas bordas do espelho e depois em X de modo a retirar os excedentes. Por fim e alise meticulosamente o papel de parede em volta da tomada.
Para os caixilhos de portas e janelas, ao cortar o papel de parede deixe cerca de 5 mm de margem para dobrar sobre o caixilho conseguindo deste modo ocultar algum intervalo ou irregularidade nas ombreiras.
Se na divisão onde vai colocar o papel de parede possuir um fogão de sala no centro ou outro objecto central deve colocar a tira de papel que fica acima do fogão no centro deste.
Cole em seguida as tiras dos lados, acertando o papel de parede usando processo utilizado para os cantos.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
gostaria de aplicar papel parede no lavabo,em cima azulejos, pode?
HA nessecidade de pintar uma parede de MDF antes dela receber o papel de parede?
tb gostaria de sabei isso
posso colocar papel de parede em parede com muita umidade, descascando?
Gostaria de saber como preparar a parede para receber o papel de parede?
É simples. Ao emassar e pintar deixa a parede o mais lisa possível e sem imperfeições para que no momento da instalação do papael não fique qualquer tipo de falha devido a estas irregulariedadas.
Rômulo Cristiano