Menu

Como Colar, saiba como aplicar os vários tipos de cola nos diversos materiais

  • on 9 de maio de 2017
  • Likes!

Consulte os quadros seguintes para a escolha da cola apropriada, bem como do processo a seguir para a obtenção de uma colagem duradoura.

Como colar

  1. Utilize cola de fabrico recente. Determinados tipos de cola têm um período de conservação limitado.
  2. Quer se trate de colas de um ou de dois componentes, não as utilize sem uma prévia homogeneização, já que, dada a sua composição, se verifica uma tendência para a precipitação ao longo do tempo.

Não utilize produto colante exageradamente frio. A temperatura ideal situa-se entre os 15°C e os  18°C.

  1. No caso de colagens com madeira, certifique-se primeiramente de que esta não se encontra húmida nem demasiado fria, o que prejudicaria a colagem.
  2. As superfícies a unir deverão estar limpas e secas. Com lixa, retire possíveis sujidades ou camadas de oxidação. Os metais deverão ser desengordurados com álcool metílico ou petróleo antes da aplicação da cola.
  3. Sempre que possível, distribua a cola uniformemente em ambas as superfícies a unir. Em alguns casos, porém, apenas uma das superfícies deve ser revestida (aplicação unilateral).
  4. As superfícies a unir deverão ser o mais coincidentes possível. Embora haja colas com boas propriedades de enchimento (as epoxi), a união por excesso de cola não oferece tanta nem tão eficaz resistência.
  5. Aperte as partes a colar, enquanto a cola seca, colocando calços de madeira sob os grampos, para não ferir a superfície da obra. O aperto não deverá ser excessivo, para que a cola não transborde.

 

Tipos de cola e sua utilização

Poderá consultar outros tipos de colas e sua utilização neste artigo.

Policloroprene (cola de contacto)

De vasto campo de aplicação, esta cola é utilizada quer em pequenos trabalhos de colagem, quer em trabalhos de maior envergadura.

Própria para revestimento de madeira ou aglomerado com termolami-nado (laminite, fórmica), folheado, plástico decorativo, alcatifa, aglomerado de cortiça, espuma de poliuretano ou moltoprene, têxteis (poliéster e poliamida), painéis decorativos, etc.

Quando se pretende que uma colagem adquira uma resistência térmica superior a, aproximadamente, 70°C até cerca de 110°C, adiciona-se à cola, numa percentagem de 5%-6%, um isocianato (endurecedor). Tal processo é válido para colagens que serão submetidas por vezes a temperaturas altas (tampos de mesas de cozinha, mobiliário destinado a marquises, jardins, esplanadas).

O excesso de cola poderá ser retirado com  uma benzina ou  cetona.

Polissulfito («thiokol»)

Produto vedante-colante utilizado principalmente na vedação de juntas entre materiais diversos (vidro-vidro; alu-mínio-betão; ferro-betão; madeira-be-tão; borracha-metal; betão-betão) expostos a condições climáticas diversas.

A sua elasticidade permite-lhe resistir à movimentação dos materiais (contracção ou dilatação), não fendendo na linha de junta. Utiliza-se na vedação de montras, caixilharia metálica ou  de  madeira, em marquises, lava-louças, banheiras e lavatórios.

O seu método de aplicação baseia-se na extrusão (expulsão) do produto de um cartucho cilíndrico, recorrendo a uma pistola extrusora.

PVA (cola branca)

Cola à base de uma emulsão de resina em água. É adequada para a maioria dos trabalhos de carpintaria e trabalhos caseiros de construção e reparação.

A sua aplicação estende-se à construção civil, sendo, actualmente, o mais importante produto de colagem de taco e parquete de madeira ao betão.

A cola branca é utilizada, na generalidade, na colagem de materiais porosos, tais como papel, tecido, couro e cerâmica. O   excesso  é  removido   com   água.

Silicone

De acção e método de aplicação idênticos ao do mástique de thiokol, apresenta sobre este a vantagem de uma maior resistência à humidade e à imersão em água, bem como uma maior  elasticidade,  o que o torna indicado para a vedação de juntas de dilatação entre materiais com elevados coeficientes de dilatação.

Colas que deverá ter em sua casa

Convém ter em casa, como recurso imediato para qualquer trabalho ou reparação a efectuar, as seguintes colas: epoxi — embora de uso geral, é aconselhável apenas para pequenas superfícies de colagem. Ao terminar o trabalho, certifique-se da correcta posição das respectivas tampas nos tubos.

Uma troca poderá acarretar a perda total do produto; cola celulósica — ideal para pequenas reparações em que se pretenda uma fixação rápida das partes a unir; PVA — cola adequada para todos os trabalhos em madeira. Nota. Seja qual for o produto a empregar, feche bem a embalagem após a sua utilização.

Comments

  • gostaria de saber qual tipo de cola usar para colar fenda(fendas de antimonio) encima de vidros.

    freitas 30 de maio de 2012 17:47 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *