A maneira mais simples de começar a coleccionar selos consiste em comprar uma grande variedade de selos diferentes. Pode então decidir se vai coleccionar por temas (países, animais ou outros) e comprar essas colecções nas lojas de filatelia dos CTT. Pode também informar-se junto da Federação Portuguesa de Filatelia…
Arte de Filatelia
Como organizar uma colecção de selos
Para coleccionar selos, comece por ordenar os selos por países, rejeitando os que estejam sujos ou estragados. Estude os selos com a lupa para distinguir as diferenças das cores, da serrilha e das marcas de água. Vai começar a habituar-se a distinguir melhor essas diferenças à medida que a sua colecção for aumentando. Separe os selos repetidos e os que não lhe interessam e guarde-os num álbum com bolsas, próprio para guardar selos soltos, pois pode ter a oportunidade de trocar com alguém. Guarde a sua colecção num ambiente equilibrado, pois o ar muito seco pode provocar gretas no papel dos selos e a humidade pode danifica-los, criando condições propícias para apanharem bolor. Mergulhe os selos usados, com a parte da frente para cima, numa tigela com água limpa e morna o tempo suficiente para soltar os restos de papel agarrados ao selo. Pode também coloca-dos, com a parte da frente para cima, sobre uma folha de papel mata-borrão ou de jornal humedecida.
Manipule sempre os selos com a pinça própria e ponha-os a secar em cima de uma folha de papel absorvente limpa, com o desenho voltado para baixo, levante-os de vez em quando para não ficarem colados ao papel.
Material necessário
Há vários tipos de álbuns para selos: compre o que lhe parecer de utilização mais cómoda.
Precisa também de material para guardar os selos no álbum. Pode utilizar charneira, tiras de papel quase transparente com um dos lados autocolante que se dobram ao meio e fixam o selo à página. Se não quiser que os selos fiquem com a marca da cola, pode usar fitas de suporte, conhecidas como tiras Hawid, ou pequenos envelopes especiais com um fundo preto autocolante para fixação à página do álbum e a frente de plástico transparente.
Manipule os selos com pinças especiais de pontas e faces internas completamente lisas.
Precisa também de uma lupa pequena e forte para examinar os selos.
Onde comprar selos
Pode adquirir selos em papelarias, lojas de filatelia e em leilões. Existem em Portugal vários clubes e associações filatélicos, através dos quais pode comprar e trocar selos ou consultar catálogos. Nesses catálogos, editados anualmente, encontra múltiplas informações sobre selos e os preços a que se vendem.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.