A colocação de dobradiças em portas interiores é uma tarefa fácil e simples, basta ter os parafusos e a dobradiças correspondentes ao tipo de porta e pôr mãos à obra. Geralmente as portas interiores contém duas dobradiças, mas as exteriores que são mais sólida precisam de mais…
Como colocar dobradiças na portas
Geralmente as portas interiores são compostas por duas duas dobradiças, porém as portas exteriores são mais sólidas e nesse caso precisam de três dobradiças. Para cada dobradiça terá de ter entre seis a oito parafusos.
Primeiro deve marcar uma linha na porta para saber onde fica o lugar para a porta se ajustar bem à moldura. Depois deve traçar outra linha paralela por dentro para a porta ficar um pouco afastada da moldura e poder rodar sem problema ajustando-se ao encosto. Quando estamos perante uma porta lisa a distância deve ser de 2 mm. Se for o caso de uma porta com almofadas a distancia tem de ser de 3 mm, pois que tem mais tendência para dilatar. Deve aplainar até à linha de dentro.
Se na moldura da porta os entalhes para as dobradiças já estiverem feitos, marque então os entalhes para as dobradiças da porta nova de forma a ficarem iguais, ou seja, com a mesma altura. Se não conseguir fazer isso, tente abrir entalhes com um formão na porta e os correspondentes na moldura.
Como aplicar dobradiças em portas interiores
Para colocar dobradiças nas portas interiores use dobradiças de aço de 7,5 ou 10 cm. Aplique-as de forma a que a charneira fique fora da porta. Deve fazer um entalhe na madeira correspondente à profundidade e à espessura da dobradiça.
Desbaste a superfície onde vai colocar a dobradiça, trabalhando por secções de 6 mm, com o chanfro do formão voltado para baixo.
Depois aparafuse as dobradiças à porta. Ponha a porta de forma a que esta fique aberta, deixando uma folga entre a porta e o chão. Aparafuse as dobradiças à moldura da porta só com um parafuso. Deve verificar se está tudo bem. Se tudo estiver a correr conforme o estipulado coloque os outros parafusos.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
muito mau esplicado
nem leigo nem profissional entende esta esplicaçao
O PROBLEMA É FAZER O ENTALHE NA PORTA E DEPOIS NO BATENTE, NUNCA DAR CERTO, É UM CASO, TEM ALGUM GABARITO?
Não dá para “Fazer eu mesmo” com a explicação acima. Poderia ser mais clara para que o leigo possa entender, o que é o caso! Qual a distância entre as dobradiças? Como marcar a porta e o caixonete de forma que fique certo na hora de colocar a porta?
Grato pelo auxílio.
Olá,
Antes de mais, veja para que lado a porta vai abrir. A porta deve abrir para dentro da divisão.
Coloque as dobradiças de modo a que o interruptor de luz fique do lado da maçaneta, e não das dobradiças, para que este não fique atrás da porta quando esta for aberta.
Coloque a porta de lado, com a face onde vai fixar as dobradiças para cima e faça uma marca a 15cm das bordas superior e inferior da porta. Esta marca vai representar o local das dobradiças na porta. Abra a dobradiça e coloque-a na porta, alinhada com a marca criada. Marque o local onde ela fica com um lápis e depois cave o lugar para a dobradiça entre as marcas de lápis. Remova a madeira e corte as entradas, até que a dobradiça fique reta com a porta. Tenha cuidado. Se tirar madeira demais, vai ser difícil consertar.
Com cada dobradiça no lugar, marque a posição dos parafusos com um lápis. Retire a dobradiça e use uma broca menor que o parafuso para fazer os buracos nos locais marcados. Mantenha a broca na horizontal e reta em relação à porta, de seguida parafuse as dobradiças na porta.
Para marcar o local das dobradiças no caixonete, use cunhas e com a ajuda de outra pessoa, coloque a porta no lugar, como se estivesse aberta. Tome cuidado para deixá-la nivelada, do jeito que você quer. As dobradiças devem estar no lugar certo no portal. Marque com um lápis o local para as dobradiças.
Coloque a porta de lado e cave o lugar para as dobradiças no caixonete, exatamente como fez com a porta. Segure a porta no lugar de novo para testar se os encaixes foram cavados corretamente.
Marque onde vão ficar os buracos dos parafusos, exatamente como fez anteriormente. Faça os buracos e coloque os parafusos para fixar as dobradiças no lugar e de seguida pode colocar a porta no lugar.
Pronto!
Muito boa a explicação!!! Fiz e deu certo!!