Obras em casa são muitas vezes dispendiosas, mas se optar por as realizar você mesmo, então poderá cortar nos custos totais.
A colocação de pavimento não é propriamente uma tarefa simples e indicada para os mais principiantes, mas com algumas dicas úteis poderá realizar a tarefa com sucesso.
Seguem-se algumas orientações de como colocar pavimentos ladrilhados.
Confira-as já abaixo!
Técnicas de colocação
Os ladrilhos de pavimento, embora pareçam semelhantes ao ladrilhos aplicados na parede, apresentam diversas diferenças e especificidades. Uma delas reside no facto de serem em geral maiores e mais substanciais do que os de parede, acabando também por ser mais pesados, o que pode apresentar algum desafio no momento de colocação.
De modo geral, a sua colocação é semelhante à dos ladrilhos de parede, sendo no entanto imprescindível um planeamento cuidado, uma vez que qualquer erro na colocação pode ser difícil de corrigir.
Planificar
- Para começar, deve planificar muito bem todo o processo de colocação. Deve calcular a quantidade de ladrilhos necessários. Aconselhamos que use os rodapés como orientação nas salas com paredes direitas e iguais. Se a divisão onde vai proceder à colocação dos ladrilhos tiver paredes que não sejam direitas, então o apropriado é começar pelos rebordos das vigas mestras.
- Não aplique cola para ladrilhos de cerâmica, mas sim argamassa.
- Se o pavimento apresenta um padrão complicado, então faça o plano com uma escala, de modo a definir onde cada ladrilho deverá ficar. Desta forma, evita erros difíceis de reparar mais tarde.
- Se tiver de aplicar o ladrilho num local difícil ou que tenha de contornar obstáculos, sugerimos que faça um molde primeiro antes de proceder ao corte propriamente dito. Pode inclusive pedir ao fornecedor do pavimento que faça os cortes por si e segundo as suas especificações.
- Para nivelar os ladrilhos pode usar um medidor de profundidade.
- Para ladrilhar os rodapés coloque uma fila de ladrilhos na base da parede.
- Mantenha intervalos entre os ladrilhos. Este tipo de ladrilhos raramente têm mecanismos de espaçamento, mas pode fazê-los através do recurso a pedaços grossos de cartão, que coloca entre os ladrilhos d eforma a mantê-los espaçados. Depois de bem seca a argamassa é só mesmo preciso retirar cuidadosamente os espaçamentos que fez com o cartao. Uma técnica simples e bastante económica de espaçar os ladrilhos.
Como vê, apesar da colocação de ladrilhos ser uma tarefa um pouco complicada, com estas orientações temos a certeza que a irá conseguir efetuar com maior sucesso. No caso, de ainda assim achar difícil, pode sempre optar por recorrer a profissionais especializados, embora isto tenha um custo acrescido.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.