Colocar uma porta nova não é uma tarefa difícil, mas é necessária muita paciência, precisão e organização para o fazer bem. Uma abordagem metódica passo-a-passo compensa. A sequência que se segue refere-se à colocação de uma nova porta, mas pode apenas necessitar de ajeitar a porta.
Tipos de porta
Muitas portas modernas de interior são estruturas ocas com rebordos de madeira maciça à volta das extremidades. Raramente se adaptam ao estilo das envolventes, o que frequentemente acontece num prédio antigo. Por esta razão, além do factor estético, use apenas portas maciças em casas antigas.
Colocar uma porta nova
Meça a moldura com precisão, de cima a baixo e de um ao outro lado, depois escolha uma porta que encaixe o melhor possível.
Mesmo assim, provavelmente terá de ser cortada para encaixar.
Os encaixes da porta do fundo podem ter sido deixados salientes para a proteger. Nivele-os com um esquadro e faça um traço a lápis.
Coloque a porta numa superfície plana e corte cuidadosamente as saliências com uma serra manual de modo a nivelar com as extremidades da porta. Coloque a porta na moldura, pondo calços por baixo (os cinzéis são úteis) para a levantar do chão cerca de 12 mm, para colocar alcatifa ou outro tipo de pavimento.
Marque a porta a lápis enquanto tem o calço para deixar um espaço de 3 mm no topo e nos lados.
Volte a colocar a porta na superficie plana e serre deixando as linhas ainda visíveis. Aplaine os lados da porta até às linhas marcadas, trabalhando ao longo da fibra, depois aplaine o topo, trabalhando de cada lado para evitar que a madeira lasque.
Volte a colocar a porta na moldura, colocando o calço novamente para a segurar. Se estiver satisfeito com o tamanho, pode pô-la no lugar.
Mantenha cada dobradiça no sítio certo, cerca de 150 mm a partir do topo e 225 mm a partir do fundo da porta, com a articulação da dobradiça saliente; marque-a com um x-acto. Para uma porta pesada, será necessária uma terceira dobradiça, posicionada entre as outras duas. Trabalhando à volta do contorno marcado, abra a reentrância na madeira para a dobradiça utilizando um cinzel.
Coloque a dobradiça no entalhe, faça um pequeno furo de guia para os parafusos, mas coloque apenas um parafuso. Faça o mesmo com a outra dobradiça.
Abra a dobradiça e coloque a parte da porta com a dobradiça ao lado da moldura, colocando calços para a levantar à altura correcta. Pressione a parte da dobradiça que ainda não foi fixa contra a moldura e marque com um lápis. Corte os entalhes. Faça furos piloto e pendure a porta, novamente colocando apenas um parafuso em cada lado da dobradiça. Quando tiver obtido o resultado desejado, insira todos os parafusos, certificando-se de que as cabeças ficam embutidas, caso contrário, a porta não fecha bem.
Sugestão prática
- Quando colocar uma porta, tem de ter a ajuda de alguém para a pôr na posição.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
perua
perua
Pingback: Reparação de Soalho de Madeira (Assoalho de Madeira) - Faça Você Mesmo