Saiba como arranjar persianas e estores, e aprenda a mudar a correia / fita velha que movimenta as persianas.
As janelas das nossas casas são muito importantes para manter contato com o exterior e as persianas e estores permitem-nos gozar de alguma privacidade quando queremos resguardar-nos desse mesmo contato.
Contudo, se vive numa casa com persianas ou estores, certamente que já se deparou com problemas nestes, que podem acabar por dificultar algumas das suas tarefas diárias ou domésticas.
Embora não sejam difíceis de arranjar, pode tornar-se uma tarefa complicada para quem não sabe por onde começar.
Um dos problemas mais frequentes com estores e persianas são as correias danificadas. Aqui ficam algumas dicas para consertar persianas e estores.
Como substituir a corrente (fita dos estores)
Comece por desmontar a caixa da persiana, que geralmente está presa com pregos ou parafusos (tenha alguma cautela nesta etapa, pois geralmente a caixa é de grandes dimensões e pode danificar-se ou até magoar-se).
Depois de abrir a caixa, vai conseguir visualizar o inicio da corrente. Retire a corrente velha da persiana e substitua por uma nova (coloque na mesma posição que a velha se encontrava). A correia entra na caixa graças a um pequeno buraco na barra cilíndrica. Uma vez saído cerca de um palmo de corrente por esse buraco, faça vários nós para evitar que saia de novo.
Depois, é preciso consertar o mecanismo que permite recolher a correia da persiana, que fica situado na parede e preso com parafusos. Como fez para a caixa (na etapa anterior), comece por desaparafusar os parafusos e remover o mecanismo da parede, para que consiga aceder à correia. Retire a corrente do mecanismo.
De seguida, faça um pequeno buraco na ponta da nova corrente e coloque-a pelas entradas do mecanismo que recolhe a própria persiana. No interior do mecanismo são visíveis duas varas de metal, por cima das quais deve ficar a corrente nova.
Rode o mecanismo de recolha da correia para a frente, o que vai ajudar a esticar a corrente que está no interior. Esta deve ficar bem esticada e bem firme, de modo a que não consiga escapar e soltar-se, o que poderia danificar uma parte do sistema de funcionamento da persiana ou estore.
Depois de esticada a corrente, procure pela saliência ou o pivot. Coloque o buraco (previamente feito na corrente) nesta saliência. Uma vez colocada, comece a soltar pouco a pouco e, enquanto gira , enrole a corrente.
O último passo é voltar a colocar o mecanismo da parede. Também é aconselhável pôr um pouco de óleo nas guias para que se mova mais suavemente.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Essa explicação pode ser melhorada por audio vídeo filme porque existe algumas dicas como por exemplo o número de voltas que a mola é obrigatório ter…
Estou em SP. Onde encontro essa fita para comprar?
Somos uma empresa especializada em Manutenção de Persianas Externas, conheça mais sobre nós https://pauliflexpersianas.com.br. Estamos abertos a novas parcerias para instalação e conserto de persianas externas em SP.
Uma boa publicação e explicação! No entanto com a existência de vários detalhes e itens (caixa, corrente, mecanismo, enrolador, barra ciclindrica, fita, etc) se tivesse umas fotos a acompanhar a descrição seria óptimo. Detalhar as voltas do enrolador é também crítico para quem faz uma primeira vez.
Obrigado pela partilha!