Na prática de certos desportos, como a vela e a prancha á vela, bem como das diversas actividades subaquáticas. Desportistas deste género utilizam fatos impermeáveis de borracha sintética para conservar o calor do corpo e por uma questão de protecção…
Como escolher, conservar e reparar
Estes fatos vendem-se em diversos tamanhos para adulto e para criança, são confeccionados numa borracha sintética impermeável designada pelo nome de neoprene, muitas vezes de cores vivas e fluorescentes para serem bem visíveis.
Os fatos de mergulhador tem entre 3 e 10 mm de espessura, enquanto os fatos para vela e prancha à vela são mais finos, 2 a 5 mm de espessura e mais maleáveis. Para qualquer modalidade existem fatos inteiros ou de duas peças.
Torna-se por vezes necessário usar outros acessórios, como um carapuço, luvas com ou sem dedos e botas de neoprene.
O seu fato deve assentar bem e ficar justo ao corpo, de forma a deixar entrar apenas uma quantidade mínima de água, que, aquecida pelo calor do corpo, contribui para o isolar do frio.
Os fatos cosidos com pontos invisíveis que não atravessam a borracha de um lado ao outro são os que possuem mais alto grau de impermeabilidade e também, regra geral, os mais quentes.
Como conservar um fato impermeável.
Lave e enxagúe bem o fato sempre que o usar para remover todo o sal, pois este destrói a borracha. Pendure-o a secar ao ar, mas não ao sol nem perto de uma fonte de calor. Guarde-o pendurado, não o dobre nem coloque objectos pesados em cima.
Reparação de fatos impermeáveis.
Repare os pequenos rasgões com uma cola líquida especial á base de neoprene, que seca em contacto com o ar, ou com kits especiais, que contêm todo o material necessário e são vendidos nas casas de material de vela ou mergulho.
Vendem-se também remendos de neoprene para tapar buracos muito pequenos. Aplique o remendo colando–o com cola de neoprene. Os buracos grandes devem ser reparados por profissionais.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.