Um problema doméstico muito desagradável é ter o banheiro entupido. Além de deixá-lo inutilizado, é nojento, nada higiênico e contamina a casa com maus odores. Para resolver isto, você pode contratar um encanador para desentupir o banheiro, mas terá que pagar uma quantia salgada por este serviço.
Mas, existem maneiras mais práticas e rápidas para desentupir o banheiro, sem ter que tirar dinheiro do bolso. Você pode fazer o trabalho de desobstrução sozinho, usando materiais que encontra em sua própria casa.
Para isto, basta seguir as instruções descritas abaixo. Todas elas foram testadas e comprovadas. Mas você deverá seguir corretamente cada detalhe.
O bom e velho desentupidor
Para consertar o seu banheiro entupido, você pode muito bem usar o desentupidor comum, aquele que é vendido nos super mercados. Ele deve ser o maior que encontrar. Basta colocá-lo no fundo do vaso ou no ralo entupido, e bater algumas vezes. Se a obstrução for constituída de objetos orgânicos, é certeza de que ele dará conta do serviço.
Se não quiser comprar um, você pode fazer o seu em casa. Basta retirar o fundo de uma garrafa PET de dois litros e acoplar na boca dela um cabo de vassoura. A única diferença na hora do uso, é que ao colocar no vaso, deve estar inclinada em quarenta e cinco graus.
Esta solução deve ser utilizada em primeiro lugar. Se não funcionar, quer dizer que o entupimento do banheiro é um pouco mais sério, e vai exigir um método mais elaborado para resolvê-lo.
Desentupir o banheiro usando um fio de arame
É um método de chegar mais diretamente na obstrução e remover ela à força. Você pode comprar um cabo de aço em uma loja de construção civil qualquer, ou usar um cabide de arame, esticando todo o seu cumprimento. Independente de qual escolher pegue um alicate e dobre uma das pontas para dentro, de modo a formar um gancho.
Você deve inserir este gancho no local obstruído, seja pia; vaso, ou ralo, e empurrá-lo para o fundo até tocar a obstrução. Então, use-o para puxar e soltar as sujidades que estão paradas no cano.
Lembre-se: você deve puxar as sujidades para fora, e nunca empurrar ainda mais para o fundo, pois isto irá agravar o problema do seu banheiro entupido.
Desentupir o banheiro usando a pressão do ar
Neste método, você irá utilizar a pressão que o ar que fica na bacia do vaso exerce sobre a água. Para que isto ocorra, existem vários métodos de vedação do vaso. O primeiro a se pensar é o do filme de PVC.
Com a tampa e o assento levantados, pegue um rolo de PVC, e use o filme para vedar a abertura do vaso. Passe-o de uma borda até a outra, de modo a não deixar nenhum buraco para a evasão do ar. Coloque uma camisa no feche da tampa.
Desça o assento e a tampa do vaso, para em seguida sentar em cima. Então, dê a descarga. A bacia vai se encher de água, deixando pouco espaço para o ar, que tentará escapar por cima, mas não conseguirá se você tiver vedado corretamente. Então, ele será obrigado a passar por debaixo da água, empurrando qualquer resistência que encontre no caminho, inclusive a obstrução no cano.
Ao dar a descarga, você sentirá a pressão do ar te empurrar para cima por um tempo, para depois descer. Este método é muito eficaz na hora de desentupir o banheiro, independente da gravidade da situação.
Ao utilizar estes métodos, você terá uma garantia de que conseguirá desentupir o banheiro com mais praticidade que contratando um encanador. Basta fazer tudo com calma e cautela; que o seu banheiro entupido estará novo rapidamente.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Muito bom o método do filme plástico.Se acontecer no meu banheiro já sei o que fazer.
Gostei do que li!
A técnica do fio de arame que a que se refere é de facto eficiente!
Deixo aqui a melhor forma de o fazer, segundo a minha experiência:
Colocar a ponta do cabo na entrada da sanita e deixar desenrolar. O cabo estende-se e com um pouco de pressão vai desentupindo e removendo todos os detritos que encontrar. Se a dada altura encontrar uma certa resistência, toca a enrolar o cabo todo outra vez e retire todas as “prendas” que com ele vierem. Repita este mesmo processo até que a sanita esteja completamente desentupida.
Excelente dica! Irei testar agora mesmo!
Técnica simples e eficaz, não custa nada aprender estas dicas
Um abraço,Jorge
Pingback: Box de Banheiro Barato: Conheça Opções Para o Seu Banheiro - Faça Você Mesmo