Como pode imaginar, desentupir a sanita não é das tarefas mais agradáveis. Contudo, este é um problema que precisa de ser resolvido com alguma urgência, mas que infelizmente pode ser bastante dispendioso se recorrer à ajuda de um profissional especializado.
A alternativa é fazer você mesmo o trabalho, tarefa que pode ser complicada se não sabe sequer por onde começar.
Antes de você inundar a casa de banho a tentar desentupir a sanita, conheça algumas dicas bem úteis que vão ajudar a levar esta tarefa a cabo.
Confira-as, já abaixo!
Dicas de limpeza
Normalmente, o entupimento fica a dever-se a coisas tão simples como excesso de papel higiénico, toalhitas, pensos ou outros resíduos na sanita, pelo que a sua resolução é mais fácil do que parece.
- Em primeiro lugar, é preciso identificar o problema. Se depois de puxar o autoclismo a água começar a subir para além do normal e só descer muito lentamente, é provável que a sanita esteja entupida. Neste caso, deve evitar voltar a puxar o autoclismo até o problema estar solucionado.
- Coloque umas luvas de borracha antes de começar a desentupir a sanita, pois é uma zona com muitas bactérias e sujidades. Coloque também algumas proteções no piso como jornais, panos ou plásticos no chão para absorver rapidamente qualquer água que saia em excesso.
- Desligue a válvula de água, de modo a evitar que mais água entre na sanita. Esta válvula costuma estar bem perto e é feita de metal. Basta girar para fechar.
Existem diversas técnicas de desentupimento e vamos mostrar-lhe algumas:
Detergente e água quente
Esta solução é muito simples. Basta deitar um pouco de água quente com detergente na sanita.
Para que este método funcione é necessário que o vaso sanitário seja esvaziado.
Aqueça uma quantidade de água suficiente para cobrir metade da sanita e deixe agir. Evite esquentar a água demais, senão poderá estragar a cerâmica. O detergente funciona como lubrificante, uma vez que força a obstrução a desprender-se do tubo.
Se o entupimento persistir repita o processo.
Desentupidor
Se a causa do entupimento for algo sólido preso, então o desentupidor pode ser a solução.
Só precisa de colocar o desentupidor dentro da sanita e pressioná-lo firmemente em torno do ralo. Pressione-o para baixo umas cinco a dez vezes, sem ser muito agressivo, caso contrário corre o risco de empurrar ainda mais a obstrução para baixo. Adicione água quente se achar necessário. A operação estará concluída quando vir a obstrução a sair.
Cabide
Esta técnica é muito eficiente quando o entupimento está mais profundo, na curva do cano.
Corte um cabide e deixe-o o mais reto possível. Aconselhamos que use um cabide com plástico a cobrir o arame, de modo a não danificar a porcelana da sanita durante o processo. Coloque a ponta do cabide no fundo da sanita e vá girando nas várias direções para tentar tocar no entupimento. Os detritos acabam por se quebrar e descer mais facilmente. Depois é só retirar o arame e puxar o autoclismo.
Com estas técnicas simples certamente vai conseguir desentupir a sanita.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.