Quando se tem um vaso sanitário entupido, ele se torna uma grande dor de cabeça. Além de ser desagradável, é um problema que pode demorar a se resolver pelos métodos convencionais. Ao chamar uma desentupidora, geralmente o custo fica na faixa dos duzentos e cinqüenta reais, e o piso precisa ser quebrado. Mas tem como desentupir um vaso sanitário sozinho.
Não precisa gastar dinheiro com encanador, nem tempo manipulando soda cáustica. Para resolver seu problema de vaso sanitário entupido, basta se utilizar de um dos métodos descritos abaixo, que tornarão este trabalho em algo simples e prático de se realizar.
Desentupir um vaso sanitário usando garrafa pet
Para este método, você irá precisar de uma garrafa pet de dois litros e um cabo de vassoura. A idéia é usar uma força de sucção seguida de uma de repulsão para empurrar a água pelo cano, fazendo-a levar o que estiver no caminho.
Corte o fundo da garrafa pet, e encaixe o cabo de vassoura na boca dela. Feito isso, insira o seu recém criado instrumento com o corte feito na garrafa virado para baixo, em seu vaso sanitário. Deve deixar o cabo inclinado, em quarenta e cinco graus.
Dê algumas batidas no fundo do vaso sanitário, naquela saída que ele tem. Puxe a descarga, e caso não tenha funcionado, bata mais algumas vezes.
Você também pode fazer um pouco diferente: jogar detergente na água e, enquanto dá descarga, usar uma garrafa pet vazia e fechada, para dar as batidas no fundo. Basta usar o lado em que fica a tampa.
Desentupir um vaso sanitário usando a pressão do ar
Este método é bastante simplificado e muito higiênico. Pode ser feito com vários materiais diferentes. Ele consiste em vedar o vaso sanitário, e utilizar todo o ar que ficou em sua bacia para fazer a pressão necessária para que a água desça, levando consigo tudo o que estiver parado nos canos.
Você pode estar utilizando um rolo de filme PVC. Basta aplicar o filme por cima da boca do vaso, passando-o de um lado ao outro, várias vezes, para ter certeza que vedou o vaso. Coloque uma camisa no local em que a tampa se fecha, para garantir que o ar não escapará por ali.
Sente-se no vaso e dê a descarga. Espere alguns momentos. Você sentirá o ar te pressionando para cima, e depois a água descendo com muita força. Retire o filme e dê a descarga novamente. Se ainda estiver com o vaso sanitário entupido, repita o processo.
Também é possível fazer a mesma coisa usando uma sacola de lixo de tamanho grande e algumas camisas. Estenda o saco em cima do vaso, esticando-o bem nas bordas. Depois, estenda as camisas. Feche a tampa e sente-se para puxar a descarga. Prefira se sentar de lado, para evitar brechas.
Você também pode usar uma daquelas bolas de plástico transparentes, que são bem grandes e muito vendidas em praças e lojas de departamentos, as famosas “bolas do quico”. Coloque-a na abertura do vaso e ponha uma perna sobre ela, forçando ela um pouco para dentro. Então dê a descarga.
Para fazer com toalhas, molhe-as e dobre-as muito bem, para depois dispô-las nas bordas do vaso sanitário. É só fechar a tampa, sentar em cima, e dar a descarga.
O método de sucção pode ser feito sem sujeiras e de uma forma muito rápida e eficaz. Sua lógica é inegável, e sua facilidade o torna ainda mais interessante.
Ah, e acredite se quiser, mas, as vezes jogar um litro de coca-cola em seu vaso sanitário, esperar um minuto, e dar a descarga, pode funcionar perfeitamente. Isto acontece pelo fato da bebida ter um ph alto, o que quer dizer que ela é ácida. Perde por pouco para os nossos sucos gástricos.
É isto. Da próxima vez que o chamado da natureza resultar em um problema do tipo, você já irá saber como desentupir um vaso sanitário sem precisar de muito tempo nem dinheiro. E vai evitar os incômodos de outros métodos convencionais, como a soda cáustica e uma desentupidora ou encanador.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.