Menu

Como evitar depósitos calcários

  • on 5 de abril de 2010
  • Likes!

Geralmente remover calcário deveria ser uma tarefa rotineira, uma vez que este é o causador de algumas reparações que poderiam ser evitadas. Este texto explica como evitar depósitos calcários em chaleiras e na canalização em geral…

Como evitar e remover calcário na canalização e nas chaleiras

Canalização

Os sistemas modernos de aquecimento central não são afectados por depósitos de calcário, pois a água que circula nos irradiadores é conservada em circuito fechado.
Nos sistemas mais antigos em que o circuito não é fechado, pode haver depósitos calcários nos canos c na caldeira.
Existem nas lojas de materiais de canalização produtos químicos de descalcificação que, quando introduzidos nos circuitos do sistema, dissolvem os depósitos calcários. Deixe correr água pelo sistema depois da descalcificação para eliminar os produtos químicos.
Também existem no mercado cristais especiais embalados num recipiente de rede que se suspende no depósito de água fria.

Chaleiras

Compre uma saqueia de pó para descalcificação, encha a chaleira até cerca de dois terços com água tépida e despeje cerca de um terço do pó. Durante algum tempo a água borbulhará, espere até deixar de borbulhar e verifique então se todo o depósito se dissolveu. Em caso negativo, acrescente mais pó e repita a operação.
Em casos extremos, talvez seja necessário esvaziar a chaleira, voltar a enchê-la com água limpa e depois ferver até o depósito começar a estalar e a soltar -se aos bocados.
Antes de se servir da chaleira, encha-a com água limpa, ferva-a durante 10-15 minutos, despeje-a e em seguida enxagúe-a com água corrente.

Nota: Os compostos para descalcificação, normalmente à base de ácido fórmico, devem ser manuseados com cautela: proteja os olhos, calce luvas de borracha e mantenha o produto químico afastado das roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *