Geralmente remover calcário deveria ser uma tarefa rotineira, uma vez que este é o causador de algumas reparações que poderiam ser evitadas. Este texto explica como evitar depósitos calcários em chaleiras e na canalização em geral…
Como evitar e remover calcário na canalização e nas chaleiras
Canalização
Os sistemas modernos de aquecimento central não são afectados por depósitos de calcário, pois a água que circula nos irradiadores é conservada em circuito fechado.
Nos sistemas mais antigos em que o circuito não é fechado, pode haver depósitos calcários nos canos c na caldeira.
Existem nas lojas de materiais de canalização produtos químicos de descalcificação que, quando introduzidos nos circuitos do sistema, dissolvem os depósitos calcários. Deixe correr água pelo sistema depois da descalcificação para eliminar os produtos químicos.
Também existem no mercado cristais especiais embalados num recipiente de rede que se suspende no depósito de água fria.
Chaleiras
Compre uma saqueia de pó para descalcificação, encha a chaleira até cerca de dois terços com água tépida e despeje cerca de um terço do pó. Durante algum tempo a água borbulhará, espere até deixar de borbulhar e verifique então se todo o depósito se dissolveu. Em caso negativo, acrescente mais pó e repita a operação.
Em casos extremos, talvez seja necessário esvaziar a chaleira, voltar a enchê-la com água limpa e depois ferver até o depósito começar a estalar e a soltar -se aos bocados.
Antes de se servir da chaleira, encha-a com água limpa, ferva-a durante 10-15 minutos, despeje-a e em seguida enxagúe-a com água corrente.
Nota: Os compostos para descalcificação, normalmente à base de ácido fórmico, devem ser manuseados com cautela: proteja os olhos, calce luvas de borracha e mantenha o produto químico afastado das roupas
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.