Como evitar que o gelo ataque as suas torneiras?A possibilidade de a canalização e o contador congelar no nosso país como já falámos é mínima. Contudo em certas zonas, no Inverno isto pode acontecer. O melhor é prevenir-se e saber como resolver este tipo de situação…
Como evitar o congelamento dos canos
Quando há a formação de gelo na canalização da nossa casa, a água canalizada não corre, fica presa e o seu volume volume é maior. Isto pode provocar roturas na canalização. Para evitar este tipo de situação deve instalar os canos numa parede interior. Para os canos que estão no exterior a única solução para não congelarem consiste no seu isolamento.
• Se se ausentar de casa por um período longo, deve vazar os canos para estes não conterem nenhuma água. Para isso feche o contador e abra todas as torneiras da casa, deve também abrir a torneira de segurança. Deixe-a ficar aberta e ponha um copo por baixo pois a válvula do contador pode não estancar completamente a água. Depois quando regressar, não deve esquecer de fechar todas as torneiras antes de abrir o contador. As torneiras que estão no exterior devem limpas de todas as impurezas interiores antes de o frio chegar. Para isso deve abrir completamente as torneiras e deixar a água correr. Não se esqueça de fechar primeiro o contador.
Não é só nos canos que a água pode congelar. A água pode congelar também nos algerozes, nas caleiras e nos tubos de queda. Para evitar que isso aconteça limpe-os de maneira a que a a água da chuva consiga correr sem nenhum obstáculo.
Quando já não puder prevenir…
• Quando o contador congelar e não tiver fugas de água deve aquecer a área congelada com a ajuda de um secador de cabelo ou uma pistola de ar quente. Outra opção é cobrir o contador ou o cano com panos molhados em água muito quente. Quando o contador congelar e tiver fugas de água deve cortar a água e avisar a companhia abastecedora para proceder à substituição do contador avariado. Quando a canalização congelar, a primeira coisa a fazer é cortar o abastecimento de água. Se a canalização for no exterior, deve procurar as fendas no cano que deram origem ao congelamento e fazer a substituição da parte danificada antes de o gelo derreter, para evitar desperdícios de água. Se não conseguir resolver isto com urgência, pode optar por uma solução temporária que consiste em serrar a parte do cano danificado e substitui-lo por um bocado de mangueira com um tamanho igual ao do cano. Para isso deve aquecer as extremidades da mangueira, fazendo-as deslizar pelas extremidades do cano. Fixe-as com abraçadeiras. Se eventualmente o cano descongelar antes de ser reparado, feche logo a seguir a torneira de segurança. Ponha baldes debaixo das fendas, para recolher a água evitando o seu desperdício. Depois abra todas torneiras da casa, para despejar com rapidez as canalizações. Quando as torneiras esvaziarem totalmente, volte a fecha-las. Pode optar pela sua reparação ou chamar um profissional qualificado para resolver este tipo de situações.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.