A humidade é uma das maiores ameaças ao bom estado de conservação de um edifício. Assim, inspeccione regularmente as áreas de maior risco — pelo menos uma vez por ano, antes do Inverno.
Telhado
Não se arrisque a ir ao telhado sem uma escada própria (escada de telhado) que engancha na cumeeira. Mesmo assim, tome cuidado. Primeiro, experimente as telhas da cumeeira — se a argamassa que as une estiver danificada, as telhas poderão soltar-se. Torne a uni-las com ARGAMASSA. Em seguida, verifique as outras telhas para ver se estão partidas ou se falta alguma e substitua-as. Por vezes, as telhas estão deslocadas devido a ninhos de aves e precisam apenas ser de novo encaixadas depois de retirados os ninhos.
Verifique a chaminé
No entanto, os trabalhos a fazer numa chaminé devem ser entregues a um construtor; raramente é trabalho para um amador.
Verifique se as caleiras, ou algerozes, estão firmes e em boas condições de conservação. Retire todos os detritos (lixo. folhas secas, etc.) e certifique-se de que os tubos de descarga não estão entupidos. A água da chuva que escorre para uma parede pode causar problemas de humidade no interior .
Os terraços tem tendência para infiltrações. As fendas pequenas podem ser fechadas com um betume de borracha à prova de água. Onde as fendas forem importantes, o terraço deverá ser recoberto. Examine todos os VEDA-.IUNTAS e repare ou renove o que for necessário.
Paredes
Procure falhas de argamassa entre os tijolos e laça as reparações necessárias. Os tijolos porosos podem ser cobertos com produtos repelentes da água, à venda nas lojas de materiais de construção, que impedem a água de se infiltrar.
Nas superfícies trabalhadas, encha as fendas com argamassa antes de fazer qualquer decoração. Junte um pouco de cola PVA à água que entrará na preparação da argamassa para aumentar o poder de adesão. No caso de existirem fissuras, bastará uma boa tinta para as tapar.
As paredes com caixa de ar constituem, sem dúvida, a melhor forma de evitar o aparecimento de humidade numa casa.
Portas e janelas
Tape as fendas e os intervalos dos caixilhos com mástique para interiores. Não use cimento nem argamassa, porque ambos endurecem e partem-se com o tempo.
Substitua a massa dos vidros que caiu ou que está danificada por massa de vidraceiro. Quando pintar, cubra 3 mm do vidro para tapar qualquer intervalo entre a massa e o vidro. O vidro rachado pode ser temporariamente remendado com fita adesiva transparente e impermeável.
Dentro de casa
Examine todas as junções da canalização, principalmente junto dos irradiadores de AQUECIMENTO CENTRAL
Veja se os depósitos têm fugas. Os depósitos mais antigos, se forem de metal, podem enferrujar; é melhor substituí-los por depósitos de lusalite ou plástico. Verifique se os canos de descarga estão entupidos. Se pingar água de um deles, examine a válvula de bóia — pode precisar de ser reparada.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
gostaria que me ajudassem com o seguinte: tenho em casa varios plafons com lampadas de halogenio e pretendo transforma-los para usar lampadas economizadoras. Como se faz essa alteraçao?
deviam dar mais informaçoes sobre a humidade em casa
Olá, o correto é UMIDADE. Abraços.