Menu

Como evitar os acidentes em casa

  • on 28 de fevereiro de 2013
  • Likes!

Todos os anos, milhares de pessoas dão entrada em hospitais e outros centros de saúde vítimas de acidentes provocados no conforto das suas próprias casas.

Infelizmente, alguns destes casos acabam por ser graves e por resultar em internamento hospitalar, sequelas permanentes, incapacidade ou até mesmo na morte da vítima. Até mesmo os acidentes menos graves podem causar dores, mais ou menos penosas.

Contudo, grande parte dos acidentes que têm lugar dentro de casa pode ser evitada, sendo tidas as precauções e cuidados adequados para cada situação e idade.

Saiba como evitar os acidentes em casa mais frequentes e consoante cada idade.

acidente-bebe

Bebés

Nos bebés existe risco de virem a sufocar com objetos que levam à boca, o que inclui os próprios alimentos. A fim de evitar este tipo de situação, o aconselhado é que nunca deixe um bebé longe da supervisão constante de um adulto, especialmente na altura das refeições e brincadeiras.

Nas crianças pequenas é especialmente importante ter cuidado em não permitir o acesso a substâncias químicas e tóxicas, como produtos de limpeza ou medicamentos, e evitar acidentes com móveis que possam tombar e toalhas pendentes. Também é essencial prevenir queimaduras, que constituem outro perigo para as crianças. Evite sempre manusear líquidos ou alimentos quentes perto de uma criança pequena e  certifique-se que estes não se encontram ao seu alcance.

Também aparelhos elétricos, fios elétricos e tomadas podem dar origem a ferimentos e choques, mais ou menos graves. No caso das tomadas e fichas, adquira e aplique fichas de segurança.

Crianças

Crianças com mais de 5 anos têm muita energia e gostam de brincadeiras que podem resultar em desastres inesperados, como correr e escorregar num tapete ou sobre um vidro. Não permita que as crianças corram com objetos afiados nas mãos (como tesouras e facas), objetos pontiagudos na boca (como lápis), ou objetos de vidro (como garrafas).

Adultos

Nos adultos, os maiores riscos são frequentemente as reparações da casa e de eletricidade. O manuseamento incorreto de aparelhos elétricos pode também resultar em acidentes e situações dolorosas. Desligue sempre a ficha de um aparelho antes de o limpar ou proceder a qualquer reparação.

Em adultos de uma idade já avançada as quedas constituem a segunda causa mais frequente dos acidentes no lar. Evite o uso de tapetes escorregadios ou coloque um material antiderrapante no seu verso para evitar acidentes.

As zonas onde geralmente ocorrem mais acidentes em casa são a sala de estar e de jantar (muitas vezes a mesma divisão), a cozinha e o jardim.

  • Há que ter cuidados!

    José Macedo Barros 4 de março de 2013 19:15 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *