A substituição de vidros partidos de uma janela é uma tarefa simples de bricolage que pode ser feita com perfeição. O trabalho com vidro normal, vidro laminado ou vidro temperado requer algum cuidado. Para comprar o vidro com a expessura e as medidas certas consulte um vidraceiro…
A substituição dos vidros das janelas está ao alcance de qualquer um. Para realizar este tipo de tarefa irá precisar de alguma paciência e alguma prática.
Tipos de vidro
Geralmente todos os vidros das janelas das nossas casas são normais com uma espessura de 4 mm, embora os vidros mais pequenos possam ter 3 mm e os vidros grandes 6 mm ou mais de espessura. Existem vários tipos de vidros mas os mais comuns são: o vidro temperado e o vidro laminado. O vidro temperado é tratado a quente para que não tenha grandes probabilidade de partir e se isso acontecer é mais dificil que ele se desfaça em fragmentos. O vidro laminado é constítuido por duas camadas de vidro fino e uma camada de vidro de plástico entre ambas. Deste modo se na eventualidade de o vidro partir, os pedaços ficam presos na camada de plástico intermédio. Mesmo assim nestes dois casos se algum vidro partir, convém fazer sempre a sua substituição. Se tiver dúvidas quando ao vidro a comprar, leve consigo um pedaço do vidro partido de modo a comprar o vidro certo.
Como medir
Para saber o tamanho certos dos vidros a substituir deve anotar as medidas da largura do comprimento e das reentrâncias. Em regra geral o tamanho do vidro é sempre 3 mm menor do que o tamanho da reentrância. Se estiver com dúvidas, faça um molde de cartão e consulte o vidraceiro. Não deve esqueçer de comprar novos pregos ou clips para segurar o novo vidro e compre a massa adequada tanto para as janelas de madeira quer para as janelas de alumínio.
Como retirar o vidro velho
Para retirar o vidro velho, use luvas de protecção de modo a cubrirem os pulsos. Deve primeiro apanhar os vidros partidos e embrulhá-los em jornais e colocá-los numa caixa de papelão. Existem alguns vidraceiros que aceitam vidro partido para fzer reciclagem. Para retirar os restos de massa antiga dos vidros use um cinzel velho. Não use um cinzel novo pois este pode ficar em mau estado devido aos pregos da moldura que ajudam o vidro a ficar no sítio. Remova na totalidade os pregos e a massa de vidraceiro.
Como instalar o vidro novo
Para colocar o novo vidro deve certificar-se de que o vidro tem o tamanho certo e cabe no espaço sem bater em nada. Depois guarde-o num local seguro. Retire uma pequena quantidade de massa e trabalhe nela com as mãos até estar moldável. Se ficar agarrada às mãos, embrulhe a massa numa folha de jornal para absorver algum óleo. Quando estiver bem fléxivel para trabalhar, coloque uma camada na reentrância da janela, espremendo-a bem como se fosse pasta de desntes. Depois ponha o vidro no lugar, com a ajuda de alguns fósforos. Pressione o vidro com cuidado contra a moldura até a massa estar bem espalhada na parte de trás – pressione só dos lados evitando fazer pressão no centro. Coloque de seguida os pregos ou os clips. Limpe os restos de massa em excesso na parte de dentro do vidro. Por fim, adicione mais massa de vidraceiro agora na parte exterior da janela, usando a mesma técnica como se fosse pasta de dentes, até obter uma boa camada à volta do vidro. Com ajuda de uma espátula alise esta camada num ângulo de 45°, empurrando a massa para as extremidades da moldura. Faça esquadrias nos cantos. Se a espátula começar a prender, molhe-a com água. Deixe secar a massa por um período de 14 dias antes de pintá-la, para ajudar a disfarçar e vedar as junções, evitando que a humidade escorra para dentro do caixilho.
Como substituir vidros chumbados
Se o vidro for chumbado, deve ter à mão um x-acto bem afiado para conseguir cortar até ao chumbo. Faça cortes com um ângulo de 45°, para que possa levantar e empurrar para trás as extremidades do chumbo de vidreiro, segurando o vidro partido e levantando-o. Meça bem a reentrância e compre um vidro exactamente com as mesmas medidas e um pouco menor a toda a volta. Coloque depois o vidro novo na reentrância usando uma pequena quantidade de massa previamente misturada num pouco de tinta preta em pó. O chumbo de vidreiro deve ser posto no vidro, pressionando-o para baixo com a ajuda de um cabo de uma colher ou de um pedaço redondo de madeira. Finalmente, junte os cantos chanfrados com um ferro de soldar e alguma solda de resina. Normalmente as janelas com vidros chumbados possuem um ou mais vidros coloridos. Para conseguir substitutos autênticos destes vidros coloridos, as lojas de antiguidades são a melhor opção. Para obter a medida certa pode pedir a um comerciante de vidros para cortar um pedaço de vidro velho colorido com o tamanho que pretender.
Nota: Quando retirar os vidros partidos, coloque sobre estes fita adesiva em linhas cruzadas para evitar que o vidro se estilhace.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Tem como agilizar o processo de secagem da massa do vidro? com um soprador termico ou ventilador?… ou tem que esperar o tempo de 14 dias antes de pintar?????
Tem como agilizar o processo de secagem da massa do vidro? com um soprador termico ou ventilador?… ou tem que esperar o tempo de 14 dias antes de pintar?????
Tem como agilizar o processo de secagem da massa do vidro? com um soprador termico ou ventilador?… ou tem que esperar o tempo de 14 dias antes de pintar?????