Embora existam várias técnicas de acabamentos na madeira, alguns passos básicos são comuns a todas. Prepare todos os materiais para acabamento como esponja de aço, lixadeira de madeira de vários grãos longe da zona de onde vai trabalhar. Lembre-se de que qualquer acabamento em madeira vai realçar os defeitos e também os pontos bons, por isso a preparação é importante…
Ferramentas e materiais para acabamento
As ferramentas necessárias para acabamentos na madeira são simples, sendo a maioria do trabalho feita manualmente. Alguns raspadores, lixadeira de madeira de vários grãos, esponja de aço, um pano macio, um bloco de cortiça para lixar e alguma massa de enchimento é tudo aquilo de que se necessita.
Preparação da madeira
Nunca se insiste muito no facto de que a madeira deve estar seca, independentemente do tratamento aplicado. Outro factor importante, quando são necessárias várias camadas, é que a madeira deve ser lixada entre as camadas. Tipos diferentes de madeira necessitam de enchimento. Isto pode ser tão simples como colocar um enchimento de fibra de madeira, que dará uma superfície mais nivelada e menos absorvente. Pode ser necessário utilizar uma massa de enchimento de madeira, que pode ser comprada para combinar com a cor da madeira a ser usada, para tapar buracos, fendas e nós da madeira. A massa mole de interior é adequada para rachas finas, e quando misturada em partes iguais com massa para exterior, serve para os buracos maiores.
Vernizes
Os vernizes, como o poliuretano, ou os acrílicos, que são de secagem rápida, devem sempre ser aplicados no sentido dos veios da madeira com um pincel macio. Certifique-se de que pinta todos os cantos e entalhes, mas não deixe pequenas poças de líquido.Veja se não existem escoamentos, deixe secar e lixe com uma lixa de 400 ou com uma palha de aço fina.
Processos típicos de acabamento
Aplique massa de enchimento para tapar os buracos dos nós da madeira e de fendas, deixe secar e retire cuidadosamente o excesso com um cinzel. Feito isto, a madeira pode ser passada com uma lixa à volta de um bloco de cortiça, trabalhando ao longo da fibra da madeira. Limpe a superfície com um pano limpo e húmido para levantar um pouco a fibra, deixe secar, depois volte a alisar com uma lixa n.° 400, trabalhando novamente ao longo da fibra da madeira. Se quiser pintar a madeira, teste a tinta num pedaço de desperdício de madeira igual para verificar a cor final. Lembre-se de que, preparada a madeira, esta vai absorver mais tinta e ficará muito mais escura. A tinta pode ser aplicada com um pano macio ou com um pincel. Tenha sempre uma extremidade húmida para evitar um mau acabamento. Aplique a tinta em movimento pequenos e circulares.
Acabamentos e cera e verniz
Com a madeira lixada, aplique uma camada de goma-laca, esfregando ligeiramente quando estiver seco. Isto dá uma boa base para o verniz ou para a cera. Aplique o verniz ou a cera com palha-de-aço muito fina, fazendo movimentos circulares para os fazer penetrar bem na fibra da madeira. Pode polir com um pano macio.
Nota:
O verniz é melhor aplicado num ambiente fresco; caso contrário, podem surgir problemas, como um acabamento ondulado. Para obter um melhor acabamento com cera e verniz, vá colocando lentamente as camadas.
Preparação da madeira para pintar
O segredo de um bom acabamento de madeira pintada ou envernizada é preparar cuidadosamente a superfície antes do trabalho em si. A madeira deve ser sólida e sem defeitos e os nós, comuns em madeiras moles como o pinho, precisam de tratamento com goma-laca para evitar que a resina saia e estrague o acabamento.
Pintar madeira sem protecção
Existe uma sequência de três passos para pintar a madeira:
• Primeiro, aplique um primário e lixe levemente depois de seco. Limpe a superfície com um pano sem fios e com diluente.
•Aplique uma subcapa, como é especificado pelo fabricante do produto da primeira demão, e lixe novamente. Retire todos os vestígios de pó com um pano sem fios molhado em diluente.
•Dê a última demão. Normalmente será de verniz, uma vez que não se desgasta facilmente e é de fácil manutenção. Quando envernizar a madeira, passe a lixa por extremidades mais irregulares, limpe o pó e depois aplique o acabamento.
Madeira já pintada
Se a pintura existente for boa, não há necessidade de a retirar. Basta lavar a área com uma solução de detergente e água, lixar levemente e depois retirar todos os vestígios de pó antes de a pintar. Se houver manchas na madeira sem tinta, aplique uma subcapa e depois uma primeira demão, como é habitual. Finalmente, deve lixar levemente antes da demão final. No entanto, se a tinta ou o verniz estiverem lascados ou com defeitos, terá de os retirar. Use um raspador para tirar todos os fragmentos soltos; um raspador triangular, conhecido por raspador curvo, é útil para chegar ao cantos mais apertados e molduras. Para limpar grandes áreas de madeira, a escolha é entre um decapante químico e uma pistola de ar quente. Se optar pelo primeiro, terá de neutralizar a superfície, como é recomendado pelo fabricante, depois de a tinta antiga ter sido removida. Uma pistola de ar quente torna a tarefa de retirar grandes áreas de tinta mais simples, mas deve ter cuidado com a parte à volta das janelas, porque o calor pode danificar o vidro. Se quiser pintar por cima de uma madeira pintada com uma corja esbatida, não poderá retirar o velho acabamento. Neste caso, passe simplesmente lixa, retire o pó da superfície e depois aplique uma ou duas demãos de subcapa à base de alumínio antes de tornar a pintar. Se os nós da madeira pintada estiverem visíveis, volte a lixar a tinta e aplique uma solução de goma-laca no nó, depois aplique a demão de base e o primário para nivelar a tinta com a pintura já feita. Aplique a lixa entre camadas de tinta. Os nós da madeira devem ser sempre tratados com uma solução de goma-laca.
Cores para a madeira
Tenha cuidado quando escolher corantes para madeira e verifique se o tipo é compatível com o acabamento. A cor está normalmente referida no rótulo segundo tipos de madeira, como pinho, mogno ou carvalho. Isto pode ser enganador, uma vez que o resultado depende da cor base da madeira à qual se aplica o corante. Experimente a cor num pedaço de desperdício de madeira.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Viva! Um blog em português de Portugal sobre bricolagem! Boa! Será que para além do blog poderia haver um fórum ondes os inscritos pudessem colocar questões e trabalhos, enfim dialogar sobre bricolage?
Parabéns pela iniciativa,
EVarejão
no caso de fabricação de instrumentos musicais que cola seria mais adequada na colagen de congas tumbadoras e contra baixo, para quwe dois corpos se torne em um e tenha resistencia a presão?
Olá, Venho pedir o vosso apoio. Estou a remodelar o quarto da minha filha e queria pintar os móveis de pinho que é a cama e armário para outra côr. Nunca pintei nada e precisava da vossa dica. Quais os produtos e por procedimentos que devo ter. Caso possam ajudar agradeço imenso. Beijos Ana
ola preciso de uma orientaçao,eu lixei aporta de madeira e pintei ficou horrivel pois nao sabia que tinha que passar massa, pois agora gostaria de passar vernis o que devo fazer pois aporta esta com aspecto velho e aspera obrigado desde ja
Já agora se alguem me poder ajudar fico muito grato; Gostava de saber qual a melhor cola para unir madeira/madeira e madeira/ metal. E ainda saber se posso usar madeira ainda meio verde para trabalhar . Obrigado se me poderem ajudar.
Boa tarde, estou a preparar o futuro quarto dos meus 2 meninos que vêm a caminho e deparei-me que os rodapés do quarto são todos em corticite envernizada. Adoraria pinta-los de branco. Algum procedimento antes ou posso aplicar tinta por cima?
Aguardo vossa ajuda
Gostaria tanto d saber qal e a melhor cola p unir as madeiras??
É a cola de madeira ou também chamada, cola branca.
É a cola de madeira ou também chamada, cola branca.
É a cola de madeira ou também chamada, cola branca.
É a cola de madeira ou também chamada, cola branca.
QUANDO NÃO CONHECEMOS OS GOSTOS DA PESSOA QUE TEMOS DE PRESENTERAR, COMPRAMOS O CARTÃO PRESENTE NUM VALOR ESTIPULADO. É UMA OPÇÃO TRANQUILA, AMIGOS SECRETOS, ANIVERSARIANTES, ETC.
Pingback: Como e onde usar Viochene? - Faça Você Mesmo