Se gosta de actividades artesanais pode optar por se dedicar a fazer cerâmica artesanal. Para fazer cerâmica artística basta aplicar algumas dicas de decoração e puxar pela sua imaginação. Para cozer a peça cerâmica pode adquirir um forno de barro em segunda mão que pode ser eléctrico, a lenha ou a gás…
Actividades de olaria
Barro
Compre numa olaria o barro já preparado para trabalhar. O barro que se destina a modelagem não deve ter impurezas; depois de tirado da barreira, é coado, amassado e dividido em barras de 10-15 kg, normalmente envolvidas em plástico. Pode escolher entre barro branco, que é melhor para receber vidrados coloridos, ou barro vermelho, que é mais adequado para receber vidrado transparente.
Cozedura
Antes de cozer as peças, deixe-as secar completamente (mas nunca ao sol directo para não estalarem), O tempo de secagem irá demorar conforme o tamanho da peça e a estação do ano. Na primeira cozedura, estreite a boca de uma peça bojuda apertando o rolo. Uma peça grande tem de ser seca gradualmente para que o barro, ao perder água, fique mais duro e aguente o peso.
Acabamentos para peças de barro não cozido e barro cozido
O barro não cozido pode ser pintado com tintas especiais e envernizado. O barro que se destina a ser cozido presta-se a vários acabamentos. Pode, por exemplo, pintar a peça cm cru com barros de cor, a chamada técnica de engobes, e depois cozê-la. Ou, depois de cozida, levar a peça de barro de novo ao forno para vidrar com vidro de cor ou vidro branco opaco, ou ainda com vidrado transparente depois de pintada.
Cozedura de chacota
A peça seca é cozida a cerca de 100°C. No forno, a temperatura aumenta progressivamente para permitir a evaporação gradual dos resíduos de água do barro e o arrefecimento processa-se também gradualmente.
Como colocar as peças no forno de barro
As peças podem ser empilhadas umas sobre as outras, mas devem ser colocadas na vertical a pelo menos um dedo de distancia umas das outras quando vão ser vidradas. Retire as peças do forno quando estiverem quase frias. Depois da cozedura, reduzidas em cerca de 10% do tamanho, duras e laceis de manusear, estão prontas a receber o vidrado.
Como aplicar o vidrado
Para limpar sopre, varra ou aspire a peça para retirar o pó. Ao manuseá-la, tenha cuidado com a gordura das mãos, pois sobre ela o vidrado não adere. Deite o vidrado sobre a peça e rode-a até estar completamente coberta ou mergulhe-a no vidrado e depois sacuda o excesso. Com um pincel, retoque as parles por onde segurou a peça. Não aplique vidrado na parte de baixo para que a peça não fique colada à prateleira do forno.
Cozedura do vidrado
Deixe secar completamente e depois volte a colocar a peça no forno à temperatura indicada, 930 ºC ou mais para vidrados de alta temperatura e 400 ºC para vidrados de cor de baixa temperatura, ouro e lustres.
Vidrado
Nas casas da especialidade, encontra vários tipos de vidrados, que deve aplicar de acordo com as instruções do fabricante. Os vidrados que cozem a baixas temperaturas apresentam uma maior variedade de cores do que os de altas temperaturas, porém riscam-se mais.
Material necessário para fazer cerâmica artesanal
Adquira o material necessário à modelagem, cozedura e vidrado em lojas da especialidade.
Fio de corte
Faça em casa o seu fio de corte para cortar o barro, fixando um arame ou um fio de nylon forte a duas pegas de madeira. Trabalhe sobre uma superfície plana e resistente e coloque uma prancha por baixo do barro.
Material de modelagem
Vai precisar de algumas ferramentas de modelagem, de uma esponja, se for trabalhar à roda, e de uma prancha de trabalho. As peças de madeira ou de madeira e arame (para abrir orifícios) para trabalhar o barro chamam-se tecos.
Forno para cozer
Existem fornos eléctricos, de lenha ou a gás. Os fornos novos são dispendiosos, mas talvez consiga adquirir um em segunda mão. Se preferir comprar um forno, certifique-se de que o fabricante é de confiança e facilmente acessível para se ocupar da manutenção e do fornecimento de peças.
Decoração de cerâmica artística
Se quiser, calque ou passe sobre o barro mole objectos do dia-a-dia para decorar a sua peça cerâmica. Por exemplo, calque bordado inglês ou renda grossa ou passe uma carretilha para conseguir eleitos em peças decorativas e use um passe-vite para fazer os fios de cabelo de uma figura de barro.
Modelagem
As peças simples ou pratos podem ser moldados à mão. Nas figuras, são demonstrados dois métodos simples de modelagem: por compressão e por rolos. A textura final das peças depende do seu gosto e imaginação.
Aposte num curso
Se tiver possibilidade, frequente um curso prático de olaria e aprenda a trabalhar na roda de oleiro antes de comprar o equipamento necessário.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
EU TO TENTANDO COMPRAR UM FORNO A GAS + NAO CONSIGO ENDEREÇO DE FORNECEDORES SE POSSIVEL O AMIGO EMCAMINHAR ALGUMA ORIENTAÇAO,FICAREI MUITO GRATO,OBS:TENHO ALGUMAS ESCULTURAS NO MEU ORKUT iracione-nunes@hotmail.com TUDO DE BOM!
Olá gostaria de saber onde posso adquirir um forno para fazer peças de ceramica branca até 1200 graus, obrigada Noeli
Posso ajudar. 913530398
Como fazer um forno a gaz para cozer a ceramica?
Olá 🙂 eu gostaria de saber onde é que se pode frequentar um curso de olaria, na zona de Lisboa ou de Mafra.
Obrigada.
Gostaria de ver projeto, para uma bancada de marceneiro.
Olá Boa tarde, faço bijuteria e gostaria de experimentar em fazer pequenas peças em barro, para serem únicas 🙂
Posso moldar o barro e fazer as peças e deixar simplesmente secar e passar verniz ou para obter uma peça boa tenho que a cozer no forno?
sera que alguem me poderia ajudar procuro fornecedores de ornamentos para pintar e depois cozer em mufla como azulejos em terracota vidrada para pintar e depois eir ao forno
Obrigado pela atencao
Manuel andrade
Tenho contactado varios sites para compra de azulejo cru e barro em bruto mas ate agora nem uma resposta
Creio que uma lista das empresas que vendem materiais em pequena quantidade, para ceramistas amadores (artesanato) seria de muita útilidade.
Bom Ano Novo
António
Boa noite. Gostaria de obter endereço de fornecedores de cerâmica branca. Telefone 011 94990-0883
faço curso de ceramica em Lisboa com a artista Sara Maria maravilhosa pode me enviar mensagem mando o contato