Menu

Como fazer floreiras de madeira

  • on 29 de setembro de 2010
  • Likes!

Ideal para o cultivo de quase qualquer tipo de flor, as floreiras de madeira são um elemento decorativo muito fácil de aplicar, e que permite a colocação de diversas plantas no seu interior facilitando assim o desenvolvimento de qualquer tipo de vegetação. A floreira de janela é uma opção bastante utilizada na decoração de varandas…

Floreiras de madeira

Uma floreira pode colocar-se no peitoril de uma janela se este for suficientemente largo, se não for, pode fixá-la a cantoneiras de metal na parede.
As floreiras mais simples são as destinadas a vasos normais ou rectangulares. Porém, ambos têm de ter orifícios de drenagem. Utilize tábuas de madeira macia ou contraplacado para exteriores da mesma espessura.

Floreira de janela: Meça o comprimento do peitoril e subtraia 2,5 cm. Meça a largura e tenha em atenção o tamanho dos vasos que irá pôr na floreira. Quanto à altura, 12 cm é uma medida aconselhada, mas tenha em atenção a altura dos vasos. Corte a base de modo que esta se ajuste por dentro às outras peças, nivele e faça-a subir ligeiramente, de forma a deixar um espaço por baixo para que a água escoe. Abra orifícios de drenagem de 1,5 cm ao longo da base a intervalos de 10 cm.
Abra furos para parafusos em todas as juntas e trate todas as peças com um produto protector de madeira de cor clara antes de montar a floreira. Aplique cola à prova de água para madeira em todas as superfícies a unir e use parafusos de latão ou inoxidáveis para fixai-as peças umas às outras. Remova o excesso de cola antes de secar.
Prenda as costas da floreira ao aro da janela com as cantoneiras firmemente aparafusadas.

Floreira para parede: Proceda como se indicou anteriormente, mas com os lados nivelados com a base. A largura não tem grande importância. Marque na parede as posições das cantoneiras, de modo que a parte de cima da floreira fique ao nível do peitoril. Para uma floreira até 60 cm de comprimento, utilize duas cantoneiras de metal bem fortes, ligeiramente mais curtas do que o espaço entre as costas e a frente da floreira e colocadas a 15 cm de cada extremidade. Para uma floreira mais comprida, aplique entre as primeiras mais cantoneiras igualmente espaçadas uma por cada 30 cm de comprimento.
Abra um furo na parede, introduza as buchas e fixe as cantoneiras com parafusos fortes que penetrem pelo menos 2,5 cm na alvenaria. Aparafuse a floreira às cantoneiras com parafusos inoxidáveis.

  • Tenho sacada ampla e vou fechar com vidros, gostaria de fazer um jardim. Preciso de informações, plantas mais adequadas, imagens.
    Obrigada

    Marilene 5 de novembro de 2012 12:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *