Crie alguma magia para a noite, transformando frascos de vidro em lanternas luminosas para festas. Criar lanternas de frascos com luz no interior tem tanto de fácil como de belo. Com simples materiais do seu dia-a-dia e um pouco de imaginação, pode criar a sua iluminação festiva em 15 minutos. saiba como…
Lanternas luminosas feitas de frascos de vidro
Existem inúmeros materiais que, mesmo antes de serem reciclados, podem ser reutilizados, ganhando assim uma nova vida sem desperdiçar recursos extra. Os frascos de vidro são um exemplo desse tipo de objecto que, antes de ir para o ecoponto verde, podem ser reutilizados como lanternas de frascos.
Material necessário:
Frascos em vidro
Alicate,
Chave de fendas
Meça a circunfe
Velas e areia
Arame bitola de 20 e de 22
Viseira
Luvas de trabalho
Fita métrica
Tintas para vidro e pincel
Modo de procedimento
Reproduza a circunferência do pescoço do frasco, adicione 3 polegadas, e corte um pedaço de arame nessa medida. Dobre o arame ao redor do pescoço frasco para formar um círculo, solto, utilize um alicate para ligar as duas extremidades com firmeza. Com uma chave de fendas, torça o arame para formar duas alças (tipo olho) em lados opostos do frasco.
O trabalho com o arme neste projecto vai requer um arame fino ‘de amarar’, que poderá encontrarem qualquer loja de artesanato.
Para este trabalho vai precisar de luvas indicadas para este tipo de trabalho, um alicate de pontas compridas e de uma bancada limpa bem como de uma viseira para ajudar a segurar o arame enquanto o dobra.
Para o cabide, corte outro pedaço de arame com 3 pés de comprimento.
No seu ponto central, use um alicate para torcer uma alça para perdurar. Enfie uma polegada de cada extremidade do arame do cabide pelo olho, alças; aperte torcendo as extremidades sobre elas mesmas. Se desejar, enfeite o frasco de vidro com tintas para vidro, seguindo as instruções do fabricante. Faça um leito de areia com 2 polegadas de profundidade, em cada frasco, e insira uma vela.
Outros fins recicláveis e reutilizáveis para frascos de vidro:
– Aproveite todos os frascos de conservas para reutilizá-los de novo na cozinha. Depois de bem lavados e escaldados com água a ferver, são perfeitos para armazenar compotas, doces e mel caseiro.
– Os recipientes em vidro podem ser reaproveitados como vasos, albergando pequenas plantas ou ervas aromáticas;
– Os frascos de vidro são óptimos para guardar colecções de moedas, pins, pedras ou conchas e ficam ainda muito bem quando exibidos sobre prateleiras.
– Os pequenos potes de vidro utilizados por muitas marcas de iogurtes são excelentes porta-velas, principalmente as tealights. Dentro de casa ou no jardim, o efeito final é fantástico, para não falar de uma decoração amiga do ambiente.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Essa lanterna também pode ser feita com lata ao inves de frascos de vidro…
Solange Prado Alves, olha essa idéia que legal… vi essa reportagem e lembre-me de você… saudades!!!!
Solange Prado Alves, olha essa idéia que legal… vi essa reportagem e lembre-me de você… saudades!!!!
adorei.