A beleza do artesanato é que pode fazer qualquer coisa pelas suas próprias mãos, sem necessitar de recursos muito caros.
São materiais bastante acessíveis e de grande ajuda em qualquer processo.
Se quer fazer algo como um porta lenço ou mesmo um porta treco, saiba que é fácil.
As indicações abaixo mostram-lhe como fazer porta lenço e porta treco, e verá que não custa quase nada.
Porta lenço
- 2 retângulos de tecido de 20 cm x 18 cm
- 1 retângulo de entretela de 14 cm x 9 cm (opcional)
- Máquina de costura ou agulha e linha para quem quiser costurar à mão
Como fazer:
Primeiro que tudo, deve cortar os tecidos em dois retângulos de 20 cm x 18 cm. Depois de os cortar, coloque a entretela do lado avesso de apenas um dos retângulos de tecido. Se optou por não colocar a entretela, salte este passo.
Se não sabe colocar a entretela no tecido, verifique a parte mais cintilante da entretela e coloque esta parte virada para o lado avesso do tecido. Em seguida, com o ferro em temperatura amena, passe o tecido pelo lado direito e a entretela estará então colada ao tecido.
Coloque o lado direito de um dos retângulos do tecido virado para o lado direito do outro retângulo de tecido e prenda os dois com alfinetes.
Quando os tecidos estiverem bem presos, costure as extremidades do retângulo e deixe uma pequena parte do tecido (cerca de 5 cm) sem costura para poder virar a peça para o lado direito.
Para fechar a parte que ficou sem costura, tem duas opções:
- Fazer uma costura reta em todas as extremidades do retângulo com a máquina de costura
- Fazer alguns pontos à mão com agulha e linha na parte que ficou aberta
Independente da sua opção, passe a peça a ferro antes de a fechar após a costura; é uma boa maneira de deixar o acabamento com melhor aspeto.
Para terminar, junte as duas pontas do retângulo de tecido ao meio e prenda tudo com alfinetes. Em seguida, apenas costure as duas pontas!
Porta treco
Material a Ser Usado:
- Cola quente
- Embalagem de formato cilíndrico
- Papel colorido
- Imã de tamanho médio
- Tesoura
Preparação:
- Lave e seque a embalagem a ser usada
- Corte a embalagem para que obter um recipiente totalmente aberto, sem fiapos ou farpas
- Corte o papel ou tecido a usar para recobrir a embalagem.
- Passe cola na parte de fora da embalagem
- Se preferir, pode usar cola branca caso a embalagem e o papel usado se adaptem a ela. Caso contrário, utilize a cola quente
- Na parte superior da embalagem faça um acabamento adequado, tem muita tenção para que parte do papel ou tecido vire para dentro
- Encape internamente a embalagem. Caso contrário, faça um corte no papel e, com uma dobra, recubra o interior do recipiente.
- Cole os imãs atrás com a cola quente
- Pode enfeitar ainda mais o porta treco, colando lantejoulas, laços, fitas, bordados ingleses, renda e tudo o mais

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.