Ter disponível ervas e temperos naturais sempre que cozinha em sua casa é um grande privilégio. Saiba como fazer o cultivo de plantas aromáticas…
Como fazer canteiros de ervas e temperos
O tamanho de cada canteiro deverá ser de 1,20m x 3,00m = 3,6m2. Com estas medidas cada canteiro poderá levar cerca de 10 plantas por canteiro.
O clima mais apropriado para o cultivo de plantas aromáticas é um clima ameno com cerca de uma temperatura média acima dos 15ºC. Este tipo de plantas dá-se em solo naturalmente acido e para o seu crescimento pleno terá de receber pelo menos 6 horas diárias de sol directo.
Ferramentas e equipamentos para fazer o seu cultivo:
Enxada / Enxadão / Pá Curva / Pá de corte/ Sacho / Jogo de ferramentas pequenas /Mangueira / Regador / Pulverizador / Balde / Bandeja /Carrinho de mão / Transplantador / Tesoura de poda pequena / Bandeja para Mudas / Luvas / Avental.
Nota: Não utilize utensílios da cozinha para o manejo de sua horta e jardim.
Modo de fazer:
Meça e demarque o canteiro. Em nosso caso 1,20m x 3,00m. Para facilitar utilize estacas de madeira para determinar os limites. Com o enxadão revolva a terra do canteiro demarcado. Faça as bordas dos canteiros com troncos de eucalipto e estacas de bambu. Depois do solo revolvido é aconselhável peneirar a terra para extrair todos os torrões. Agora é só regar e adubar a cada 15 dias. Observe atentamente as plantas para identificar o ataque de insectos e doenças.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
adorei poder agora em diante conhecer e poder fazer um canteiro, mas queri saber se da pra fazer dentro do apto ,pois na minha area de serviço da bastante sol.obrigado
Quanto à confecção do canteiro, acho boa a explicação, mas fala em adubação todos os 15 dias. E o que lá se semeou? Ou ainda não se semeou?