Um cano entupido é um problema complicado de se resolver, pois para desentupir canos é preciso primeiramente achar em que local da tubulação está acontecendo à obstrução, para depois fazer os reparos necessários.
Após localizá-la, geralmente se quebra o piso para remover o cano com problema e substituí-lo por uma peça nova ou usa-se um equipamento desentupidor de canos. Estes dois processos são caros e muito demorados. Um cano obstruído é um problema que pode afetar e muito o seu dia a dia.
Para evitar todo esse inconveniente, você pode estar montando sozinho o seu próprio desentupidor de canos caseiro. Existem algumas opções de como fazê-lo; todas são simples e práticas, e se apresentam muito eficazes na hora de desfazer as obstruções das tubulações domésticas. Veja abaixo as instruções de como fabricar o seu com objetos que você provavelmente tem em casa.
Desentupidor de canos caseiro a partir de fio de arame
No caso de o cano ser de uma espessura muito pequena, este aparato pode ser sua melhor opção. Ele é muito rápido de ser feito. Para fabricá-lo, você irá precisar apenas de um fio de arame e um alicate.
Pode ser um cabide de arame, basta abri-lo e esticá-lo. Após esticar o seu fio de arame da melhor maneira possível, pegue o alicate e dobre uma das pontas do fio para o seu lado oposto, formando um pequeno gancho. Está pronto o seu desentupidor de canos caseiro.
Use-o da seguinte forma: insira o gancho dentro do cano entupido, de modo a achar a obstrução. Assim que localizar ela, puxe a sujidade grudada nas paredes do cano com o gancho, limpando a passagem da água.
Se a sujidade que forma a obstrução for dura demais ou muito pegajosa, você pode optar por comprar um cabo de aço em qualquer loja de construção civil, e fazer um gancho na ponta dele, ao invés de utilizar o fio de arame.
Usar a mangueira de jardim como desentupidor caseiro
Outra maneira de desentupir canos com um desentupidor improvisado caseiro é usar uma mangueira de jardim. Deve ser uma daquelas com o controle de pressão da água na sua ponta.
Utilize-a da seguinte forma: insira a ponta da mangueira de jardim no cano entupido, com a sua válvula de pressão ajustada para a potência máxima. Vá empurrando ela até sentir que se encostou à obstrução. Então, ligue a torneira em uma força abundante.
A pressão da água sobre a sujidade no cano pode desfazer a obstrução, resolvendo seu problema com facilidade. Pode usar este método sem ter medo de rebentar as suas tubulações domésticas, pois o máximo que pode acontecer, é a água voltar por onde saiu.
Aspirador de pó como desentupidor de canos caseiro
Este aparato de limpeza doméstica é também um desentupidor de canos caseiro muito eficiente. Você pode usá-lo para esta função muito facilmente, sem precisar mexer em seu aspirador.
Apenas troque a função do aspirador de pó para sucção de líquidos em sua potência máxima. Depois, vede o respiradouro do aparelho para evitar que a água ou as sujidades do cano entupido vazem por ali.
Insira a mangueira do aspirador no cano entupido. Agora, vede muito bem a abertura do cano, juntando a veda das bordas até a mangueira. Deve ficar impermeável para que a desobstrução funcione.
Ligue o seu aspirador e deixe-o trabalhar na potência máxima por alguns minutos. Todas as sujidades presentes no cano entupido serão sugadas e irão ficar no saco de lixo do aspirador.
Este método é muito eficaz na hora de desentupir canos, além de ser muito higiênico. Se você tiver um aspirador em casa, esta é sem sombra de dúvidas a sua melhor opção para tratar de canos entupidos.
Estes três tipos de desentupidor de canos caseiro irão te dar uma grande ajuda na hora de desentupir canos entupidos, não importa seu tamanho ou espessura. Use-os sempre, mas com todo o cuidado, seguindo à risca as instruções descritas, e nunca mais precisará se preocupar com as obstruções nos canos de sua residência.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Pingback: Como desentupir ralo de banheiro cheio de cabelo - [Comprovado]
Moro num andar recuado com um terraço. A água do tellhado é despejada diretamente para o terraço e no meio tem um tubo que a transporta para o exterior. Quando chove muito o cano de escoamento do terraço não dá vazão a tanta água (do telhado e do proprio terraço), recentemente foi por pouco que não inundou a sala.
Aconselharam-me a usar acido cloridico para limpar o cano de esgoto. É correto utilizá-lo? Não vai danificar os canos? Existe outro produto melhor?
Pingback: Remédio Caseiro Para Espantar Pombos do Telhado - Faça Você Mesmo