Você já ouviu falar em pallet? Também chamado de palete, este é um estrado que pode ser construído com metal, plástico ou madeira e utilizado para diversos fins, especialmente para fazer o transporte de cargas. No entanto, talvez você não saiba que o pallet também pode ser usado para fazer jardim verticais – e fica muito bonito, por sinal. Confira como fazer um jardim vertical com pallet e deixe a sua casa mais elegante.
O que fazer
O jardim vertical com pallet não tem segredo. Ele é muito simples e prático de montar e os materiais são facilmente encontrados. Basicamente, o que você vai precisar é de um pallet, uma lixa, pregos, martelo, grampeador, grampos e uma lona de jardim. O pallet e a lona de jardim você pode encontrar em lojas especializadas em jardinagem. O pallet especialmente pode ser adquirido em supermercados e feiras, já que ele é usado para o transporte de alimentos. A parte negativa é que ele pode não estar em bom estado. Então, confira se ele está com cupins, embolorado, muito sujo, quebrado ou se é muito frágil. Se não encontrar em lugar algum, é possível comprar pallets pela internet. O preço não é tão acessível quanto o de supermercados e feiras, mas pode valer a pena pela comodidade.
Depois de ter em mãos todos os materiais, o primeiro passo é lixar bem o pallet para que ele fique totalmente liso e sem farpas que possam lhe machucar ou prejudicar a planta. Certifique-se de que a parte de trás do pallet está bem firme. Caso não esteja, pregue pedaços de madeira em tamanhos e espessura similar à das outras ripas do pallet.
Em seguida, pegue a lona, que deve ter o tamanho entre duas e três vezes maior que o pallet, para que ela possa cobrir todo o interior e ainda sobre bastante lona dos lados. Pregue a lona com os grampos por todo o pallet e dobre o material para evitar que a terra caia pelos espaços laterais da estrutura.
Deixe o pallet deitado e esparrame a terra por todo o pallet. Lembre-se que a terra já deve ser adubada para facilitar o crescimento das plantas. Deixe espaço para colocar as plantas no pallet e pressione bem para que a terra fique totalmente acomodada. Então, começando de baixo para cima, vá plantando as mudas. Você pode colocar mais terra se achar que é necessário para firmar bem as plantas.
Por fim, regue bem as mudas. Comece a rega pela parte superior e depois vá até as plantas que estão embaixo, que devem receber menos quantidade de água. Isto deve ser feito porque, quando o pallet estiver na vertical, o excesso de água vai escorrer das plantas que estão em cima e naturalmente molhar as que estão na parte de baixo.
Deixe o pallet deitado, na horizontal, por aproximadamente duas semanas. Isso fará com que as plantas criem raízes e fiquem mais firmes. Depois desse período, você pode levantar o pallet e deixá-lo na vertical, encostado na parede ou ainda pendurado na parede próximo a uma janela.
Pronto! O seu jardim vertical com pallet está prontinho. Demora alguns dias até que ele esteja totalmente pronto, mas com certeza vale a pena esperar.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.