A construção de uma rede de segurança requer uma técnica bastante simples. Basta ter algumas tábuas com as medida certas. A tarefa mais trabalhosa é a ajustar a tela de mosquiteiro e o caixilho de modo a ficar bem montado. Deve ter a certeza que todas as peças estão bem cortadas e só depois poderá fazer a montagem final…
Passos para a construção de um mosquiteiro
A forma mais fácil de fazer um mosquiteiro é serrando algumas tábuas com a medida certa, o mais difícil será esticar e fixar a tela de mosquiteiro. Em certos estabelecimentos comerciais e lojas de bricolage encontrará conjuntos de peças já preparadas: os perfis geralmente de alumínio, a rede de segurança, o tubo de borracha sintética para a fixação da rede, dobradiças, maçanetas e até uma placa de protecção para a parte inferior do mosquiteiro quando se trata de portas, ou seja tudo o que precisa para montar o seu mosquiteiro.
A sua montagem é bastante fácil basta ler as instruções de montagem e averiguar atentamente a melhor maneira de montar os perfis e os encaixes. Depois, é essencial tirar as medidas correctamente.
Como tirar as medidas
Há janelas em que é necessário serem de abrir e fechar e nestes casos é necessário fixar dobradiças e neste caso as medidas a tirar das diversas partes tem se ser exactas, pois o mosquiteiro tem de ser fixado nos caixilhos.
Como cortar os componentes
As dimensões dos diferentes componentes variam em função do tipo de montagem e do tamanho dos encaixes. Se o material vier com um manual de instruções ou guia de bricolage, leia-o com atenção antes de dar inicio ao trabalho. Deve fixar bem as peças a serrar com a ajuda de um torno ou de um grampo de aperto. Quando todos os componentes para montar o caixilho estiverem prontos (duas larguras, duas alturas e uma travessa transversal, se a altura do caixilho for superior a 80 centímetros), encaixe-os, para verificar as dimensões; se conseguir, experimente o conjunto, colocando-o sobre a porta ou a janela onde vai ser montado.
Como montar o caixilho
Quando tiver a certeza de que todas as peças estão bem cortadas, deverá fazer a montagem final.
• Para o PVC, utilize os encaixes previstos para os cantos ou para a montagem em ângulos de 45°. Cole as partes salientes dos encaixes com cola para PVC duro e monte as peças com o ajuda de um maço de madeira ou de borracha. Se não tiver um maço de madeira, pode usar um martelo pequeno, mas tenha o cuidado de colocar um pedaço de madeira sobre as peças, para não as estragar.
• Os caixilhos de madeira montam-se de acordo com uma das técnicas de Bricolage. Se usar cola para madeira, opte por uma à base de poliuretano (resistente à água). No caso de não optar pela técnica de montagem a meia haste ou pela de cavilhas de madeira, reforce os cantos com esquadros metálicos.
• Se utilizar perfis, tome atenção para colocar os encaixes das travessas e de as montar antes de colocar a segunda altura do caixilho. Se os perfis forem de alumínio, somente terá de inserir correctamente os encaixes.
Como fixar a rede
A rede pode ser fixada com agrafos de madeira ou com tachas, pode-se colocar um tecido resistentes no meio para n estragar a rede ao agrafar. Deve terminar, reforçando a fixação com uma ripa de madeira, seguindo a sequência indicada no desenho. Tenha cuidado para não rasgar a rede ao colocar o perfil de fixação: utilize um maço de madeira ou, em alternativa, um martelo pequeno. Corte a rede que estiver a mais com uma faca de lâminas tipo X-acto.
Tipos de Mosquiteiros
A tela de mosquiteiro é composta por fibra de vidro e existe em três versões: abertura vertical, abertura horizontal e mosquiteira plissada horizontal.
Mosquiteiro de Abertura Horizontal (Simples)
Este foi criado para portas a fim de evitar que o utilizador tenha que movimentar a régua de base até ao pavimento. O seu funcionamento é mediante uma mola recuperadora situada no interior do tubo de enrolamento e o deslizamento da tela é feito através de guias superior e inferior. O fecho é feito através de um íman situado na régua de base e no perfil lateral, a toda a altura da porta.
Mosquiteiro de Abertura Vertical
Este é o sistema mais usado podendo ser aplicado tanto em janelas como em portas.
Janelas zenitais e basculantes
Existe a possibilidade de colocar nestas janelas uma cobertura equipada com rede de segurança, que pode ser mantida no lugar com a ajuda, por exemplo, de uma fita tipo velcro ou de pequenas faixas magnéticas.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Bom post! Interessante!
quando corta a madeira nas medidas certas, e colar ou encaixar, na forma retangular ou quadrada,que a largura da madeira e grussura, não sejam inferiores a uma polegada, bem no centro da madeira no sentido altura e largura, tem que passar na tupía para fazer um rebaixo de aproximadamente 0,5 m m, apos colocar a tela,esticar bem, normalmente duas pessoas para poder esticar, e enfiar nos cortes da tupia, uma cordinha de pesca de algodão bem umida , e bate para que ela fique bem encaixada no rasgo feito pela tupia. isso deve ser feito esticando bem na altura e largura, apos baeter a corda bem, colocar na fenda uma madeirinha tipo as de acabamento de 15 milimetros para ficar bonita, envernizar, e colocar no local, obs, envernizar,ou pintar, de acordo com o local.caso seja grande a altura ou a largura, colocar uma madeira no centro para não empenar.se tiver dificuldade, oriente-se com um marceneiro.
obs, algumas letras foram omitidas, tipo cortar,grossura,bater, isso devo a im teclado preto com letras brancas, que esta quase todo apagado. desculpem.
Muito obrigada pelas excelentes orientCoes!!!!!!
Não tem que trocar só o teclado, tem que aprender a se expressar.
Você é uma pessoa muito mau educada e grossa. Deveria se envergonhar por ter feito um comentário grosseiro, para uma pessoa que está compartilhando sua experiência gratuitamente com outras pessoas.
# pronto falei.
Gostei!
Gostei!
Gostei!
Gostei!
Adorei as dicas, as telas são indispensáveis.