Embora seja um processo que pode demorar algum tempo a ficar concluído, fazer uma cortina de contas de vidro é relativamente simples e não requer muitos materiais dispendiosos.
Por isso, se alguma divisão da sua casa precisa de algo que crie impacto na decoração, então opte por fazer uma bonita cortina deste género.
Com apenas algumas contas de vidro, um pouco de fio e bastante paciência vai ficar com um acessório decorativo verdadeiramente original.
Confira o próximo passo-a-passo para a sua elaboração.
Passo-a-passo para cortina de contas de vidro
Lista de materiais:
- Contas de vidro (numa cor e feitio à sua escolha)
- Ripa de madeira com 2,5 cm de espessura
- Berbequim
- Chave de parafusos
- Fio forte (pode ser fio de pesca)
- Agulha
- Pistola de agrafos
Comece por medir a zona em que pretende colocar a cortina (porta ou janela, por exemplo). Pode usar este tipo de cortinas para diversos fins e em diversos locais.
Antes de começar a fazer a cortina faça experiências com contas de diferentes materiais, cores, tamanhos e formas que lhe agradem. Se possível utilize um fio que não seja encerado, pois as contas acabam por ficar mais presas e deslizar menos. Depois de experimentar, decida como gostava que a cortina ficasse. Se mais comprida, mais curta, se com um desenho, se uniforme…analise a decoração e faça a sua escolha.
Corte a ripa de madeira de acordo com a medida em que irá colocar a cortina. Para fixar pontos para os cordões de contas, abra furos a espaços regulares em toda a extensão da parte da frente da ripa; a distância entre os furos dependerá do tamanho das contas e da densidade da cortina. Broque e enfie o parafuso nos furos. Fixe firmemente um agrafo em cada orifício.
De seguida, corte o fio com duas vezes o comprimento da cortina mais 5 cm. Enfie a primeira conta até ao centro do fio. Passe um dos lados do fio em volta da conta, ao encontro do outro lado, e prenda firmemente os dois com um nó junto do orifício da conta.
Enfie na agulha o fio duplo resultante. Enfie as contas no fio de acordo com a ordem e desenho que pretender, deixando a sobrar no final sempre 5 cm de fio. Continue a fazer mais fios e verifique se o comprimento fica sempre igual e uniforme, pois não vai querer uma cortina mais comprida num lado que noutro.
Prenda o cordão à ripa passando o fio pelo agrafo e dando um nó apertado. Se preferir pode agrafar por cima, mas depois também será mais difícil de remover o fio novamente se precisar. Prenda os restantes cordões à ripa, depois aparafuse-a, com a frente voltada para dentro, à parte interna da porta.
Veja algumas imagens de cortina de contas de vidro para se inspirar.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
LINDA, AMEI!!!!
Muito linda!
Adorei essa idéia,vou fazer uma cortina de vidro pro meu quarto!Lindas…