O Carnaval é tempo de folia e festa. Se antigamente as máscaras eram apenas utilizadas em rituais religiosos, hoje em dia, passaram a ser usadas em ocasiões especiais festivas e especialmente no Carnaval.
Se quer festejar neste dia, mas não quer gastar muito dinheiro numa fantasia ou simplesmente gostava de ter uma máscara personalizada, então preste atenção às nossas próximas dicas de como fazer uma máscara de Carnaval.
Confira-as já de seguida!
Pode elaborar a sua máscara de duas formas, mas sugerimos-lhe estas duas técnicas seguintes por serem mais simples.
A primeira técnica para elaborar a máscara de Carnaval é simplesmente fazer um molde da máscara em papel, cartão, cartolina ou outro material semelhante, que depois pode decorar a seu gosto e até como complemento a uma fantasia. (Disponibilizamos-lhe abaixo algumas imagens de moldes para máscaras que pode usar para elaborar a sua máscara de Carnaval)
O que vai precisar:
- Cartolina, cartão, papel (ou outro material semelhante)
- Tesoura
- Cola
- Materiais para enfeitar (como plumas, fitas, lantejoulas, glitter, entre outros)
- Elástico
Como fazer a máscara:
Comece por passar o molde da máscara para a cartolina (ou outro material). Tenha o cuidado de fazer um molde com o tamanho apropriado para o seu rosto (nem pequeno, nem grande demais).
Recorte com cuidado. Se o formato escolhido não for assimétrico, é recomendável que você dobre o papel ao meio quando for cortar, assim, cortando só uma metade, os dois lados acabam por ficar idênticos. Não se esqueça de fazer um pequeno furo em cada lado da máscara para colocar posteriormente o elástico, que irá servir para manter a máscara no rosto.
De seguida, é o momento de enfeitar a máscara conforme o seu gosto pessoal! Pode começar, por exemplo, por colar algumas plumas e lantejoulas de cores vibrantes. Finalize com um pouco de glitter para a tornar mais brilhante e festiva.
Em alternativa, pode optar por elaborar uma máscara mais dura (a partir de máscaras de plástico prontas ou feitas de papel machê, como explicamos de seguida).
Materiais necessários:
- Jornal
- Água
- Cola
- Balão
- Material para decorar (como plumas, fitas, lantejoulas, glitter, entre outros)
- Elástico
Como fazer a máscara:
Rasgue papel de jornal em tiras (não corte com a tesoura). Mergulhe os pedaços de jornal em água quente e deixe a macerar durante algum tempo.
De seguida, prepare a pasta de papel machê. Misture num recipiente uma parte de água para duas partes de cola. Escorra o excesso de água dos pedaços de jornal e misture com a pasta.
Encha o balão até ficar com o tamanho apropriado para um rosto humano. Coloque as tiras à volta do balão, moldando o formato da máscara conforme o seu gosto (não se esqueça de marcar com marcador os buracos para o rosto e vias respiratórias). Deixe secar por 24 horas e repita o processo mais 2 vezes. Deve ficar pelo menos com 3 camadas para que fique uma máscara sólida.
Depois de bem seco, rebente o balão e retire-o. Corte o balão ao meio para ficar com o formato que se adapte ao rosto e recorte os orifícios para olhos, boca e nariz. Agora pode decorá-la a seu gosto. No final não esqueça de fazer um furo nas laterais para colocar o elástico.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
legal