Para fixar objectos e superfícies ocas ou paredes sólidas vai precisar de escolher as buchas mais indicadas. Existem vários tipos de buchas: buchas de plástico, buchas metálicas e tubos de fibra. As buchas ajudam a conseguir uma fixação segura. Para furar paredes sólidas utilize um berbequim com uma broca diamantada…
Fixar objectos a várias superfícies
Paredes ocas
Existem elementos de fixação especiais para paredes ocas como tabiques, que não são suficientemente espessos para receberem buchas. Os elementos de fixação têm braços articulados ou batentes que se abrem por gravidade ou se expandem dentro da cavidade e um parafuso que enrosca através deles.
Quando uma parede de tabique fixar qualquer objecto pesado como um armário de cozinha, não confie apenas em fixadores para paredes ocas. Coloque uma ripa horizontal aparafusada às vigas verticais dentro da parede, de modo que o armário se apoie nela. Procure as vigas verticais sondando ou usando um simples instrumento detector de metais, que indica onde existem pregos. Se possível, aplique os parafusos que suportam o armário directamente nas vigas verticais.
Furos irregulares
Quando é difícil abrir um furo perfeito numa superfície maciça, utilize um produto de enchimento em vez de uma bucha. Humedeça com água um pouco de massa e trabalhe-a até ficar como massa de vidraceiro; introduza-a no furo e calque bem. Introduza o parafuso antes de a massa endurecer completamente.
Paredes de materiais macios
Os materiais macios, como a cal e o gesso, têm tendência para se partir à medida que a bucha penetra neles. Nesse caso, utilize uma bucha própria para materiais macios e um berbequim manual ou eléctrico sem percussão.
Quando for necessária uma fixação forte, recorra a uma bucha metálica expansível. Esta tem uma parte em forma de cunha que está encostada ao parafuso e que se expande à medida que a porca é apertada, proporcionando uma fixação muito forte. Estas buchas requerem geralmente furos maiores do que os feitos pelas brocas normais.
As buchas metálicas podem apresentar cabeças que terminam num pitão ou numa argola. Fixam-se apertando uma porca junto do pilão ou da argola.
Paredes duras de alvenaria e azulejo
Certifique-se de que o furo na parede é suficientemente profundo. Os azulejos e o estuque não têm resistência para suportarem pesos. Assim, deixe que a broca penetre bem na alvenaria, depois introduza uma bucha em cada furo, martelando-a com cuidado até ficar à face da parede. Introduza os parafusos no objecto que quer fixar e em seguida aparafuse-os às buchas. Às vezes, vale a pena experimentar primeiro o parafuso na bucha, voltar a tirá-lo e aparafusá-lo então já com o objecto a fixar.
Escolha do material
Escolha agora uma broca própria para o tamanho das buchas. Para furar tijolos ou betão, deve usar um berbequim eléctrico com uma broca diamantada.
Escolha das buchas e parafusos
Existem diversos tipos de buchas, desde os simples tubos de fibra ou plástico até aos mais complicados, no geral com estrias e orelhas, mas todas funcionam segundo os mesmos princípios básicos. A bucha expande-se dentro do furo aberto na parede quando se introduz nela um parafuso. As buchas de parede garantir-lhe-ão uma fixação segura à maioria das paredes quando quiser fixar armários e prateleiras. Quando utilizar buchas, escolha primeiro parafusos de tamanho apropriado, suficientemente compridos para atravessarem o estuque ou os azulejos, chegando à alvenaria que fica por trás, e em seguida as buchas, cujo tamanho deve ser adequado ao dos parafusos.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Gostei muito de poder contar convosco. Obrigada
Boa tarde,
tenho uma casa num pátio em Campolide. quero colocar um termo acumulador de 80 litros na parede, mas a mesma, após uma primeira tentativa é muito fina e de um material que desconheço (parece manteiga) e passei do “outro” lado num abrir e fechar de olhos! deve ter uns 8 cm de espessura. existe alguma possibilidade segura de o fixar na parede ou terei de recorrer a uma outra localização?
grato pela ajuda.
A.M.