Pode dar uma vida nova à sua cama e decoração do quarto com uma mudança tão simples como uma cabeceira nova. A cama é normalmente a peça central de toda a decoração, por isso, quando ao torna-la mais bonita e interessante com um pouco de tecido e alguns adereços, esta ainda vai acabar por se destacar mais.
Existem muitas maneiras interessantes para manter a cabeceira prática, confortável, bem como super elegante, mas forrar a cabeceira da cama é talvez uma das formas mais simples de fazer a renovação da decoração. Para além do efeito estético, uma cabeceira forrada pode também proporcionar maior conforto a quem utilizar a cama.
A cabeceira pode ainda ser usada como elo de ligação entre a colcha e os outros adereços e cortinas.
Confira já de seguida as etapas para forrar uma cabeceira de cama.
O que vai precisar:
- uma máscara de proteção antipó
- uma placa de MDF
- um berbequim
- uma serra (de preferência elétrica)
- um lápis
- uma agulha
- um agrafador forte
- um pouco de material para o enchimento da cama (pode ser esponja ou outro material semelhante)
- um pouco de tecido (da cor e padrão à sua escolha)
- algumas tiras de algodão
- botões
- pregos
Como forrar a cabeceira
Comece por cortar a placa de MDF com o tamanho adequado à cama. Não se esqueça de proteger os olhos e nariz com uma máscara antipó, de forma a evitar danos durante este processo. É também fundamental que assegure uma boa ventilação.
Num dos lados da placa de MDF cortada desenhe, com um lápis, linhas cruzadas com uma distância de cerca de 15 cm entre si. Com um berbequim faça pequenos furos nos pontos de interseção das linhas. Se preferir pode fazer os furos logo diretamente também no material de enchimento (como mostram as figuras abaixo)
Corte o material de enchimento para a cabeceira e o tecido, que irá colocar à volta, na medida certa. Revista a placa de MDF (previamente cortada), deixando tecido suficiente para dobrar à volta da madeira e agrafe bem.
Prenda uma tira de algodão a um botão. Localize os furos (que fez previamente na placa e/ou no enchimento) e passe o algodão através dos orifícios com uma agulha. Como mostra a figura abaixo.
Para finalizar, prenda a tira de algodão na parte de trás da placa de MDF. Pode utilizar um prego para que fique bem presa ou alguns agrafos. No caso de utilizar a técnica do prego, rode-o para ajustar o botão sobre o furo usando a pressão certa. Repita a operação para cada furo até ter o número de botões que deseja.
No final irá ficar com a cabeceira de cama personalizada e muito bonita. Forrar a cabeceira da cama vai dar nova vida à decoração do seu quarto.
fotos retiradas de addicted2decorating.com
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Pingback: 5 sites para quem está pensando em reformar a casa sozinho | engenhariaeuteamo.com.br
Gostaria muito de fazer, mas não consegui entender como prender e passar o algodão para o outro lado, nao seria uma linha de algodão?
como fazer para que o tecido não fique sujo, ou melhor como limpa-lo, pois sou alérgca a pó