Fotografar animais de estimação, mesmo os mais dóceis e obedientes não é tarefa fácil.
Se tem animais de estimação que já tentou fotografar mas sem sucesso, veja neste artigo algumas técnicas para conseguir boas fotografias para mais tarde recordar…
Como persuadi-los a posar para si?
Fotografar animais de estimação exige paciência, rapidez de reacção e, frequentemente, manha. O animal pode subitamente voltar as costas à máquina, recusar-se a deixar alguma parte acessível ou colocar-se numa pose ideal e depois mexer-se no momento em que prime o obturador.
Sugestões úteis.
Tente distrair a atenção do animal e/ou levá-lo a olhar para a máquina uma fracção de segundo antes de tirar a fotografia. É mais provável que ele esteja calmo e colaborante em ambiente familiar, um lugar favorito ou uma actividade da sua preferência também ajudarão a que ganhe a colaboração do animal e a que antecipe os seus movimentos.
Os gatos, gatinhos e animais pequenos, tais como hamsters, porquinhos-da-índia, coelhos e ratinhos de estimação muitas vezes ficam imobilizados durante alguns momentos, quando colocados numa mesa de vidro.
Peça a um membro da família ou a um amigo que o ajude, pois é praticamente impossível pegar num animal e utilizar a máquina ao mesmo tempo.
No exterior, um filme rápido permite-lhe trabalhar com luz fraca e uma velocidade de obturador maior, reduzindo o efeito de tremura se o animal se mexer quando disparar. Se utilizar flash em interiores, evite o reflexo nos olhos do animal para que não pareçam vermelhos, fazendo reflectir o flash contra uma parede ou o tecto, ou tire uma fotografia de lado. Ou, se possível, utilize um suporte de flash para montá-lo ligeiramente para um dos lados da objectiva.
Se a sua máquina tiver várias regulações, escolha e regule a abertura e a velocidade do obturador antecipadamente para que apenas precise de focar e compor a fotografia antes de premir o botão.
Tire várias fotografias e depois escolha a melhor.
Grandes planos.
Se se aproximar agachado, os cães ou os gatos poderão simplesmente julgar que pretende brincar. Uma teleobjectiva ou uma objectiva de foco variável permitem tirar fotografias de grande plano à distância. Se não possuir nenhuma objectiva especial, amplie a parte mais interessante da fotografia.
Para os grandes planos normais, ajoelhe-se, agache-se ou deite-se para ficar ao nível do animal. Fale para ele ou assobie para lhe atrair a atenção. Dispare quando o animal assumir uma pose interessante ou expressão viva.
Para fotografar um pássaro ou um pequeno animal numa gaiola ou atrás de uma vidraça, mantenha a máquina o mais perto possível das grades, rede ou vidro. Para que a rede ou as grades de uma gaiola grande não sejam motivo de obstrução, segure a máquina quase paralela às grades ou malhas da rede e utilize uma grande abertura.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.