Como conseguir tirar fotografia de imagens da natureza e animais selvagens? Basta ter uma boa máquina fotográfica com todos os acessórios fundamentais para uma boa fotografia. Cada tipo de fotografia exige algumas técnicas e objectivas diferentes…
Como tirar fotografia a imagens da natureza e animais selvagens
Para conseguir fotografar convenientemente flores e animais, precisará de uma boa máquina. Cada tipo de fotografia exige técnicas, objectivas e acessórios diferentes.
Prepare o ambiente
Antes de tirar a fotografia, afaste os objectos não desejados ou que causem distracção, por exemplo, pedras, galhos caídos ou erva alta das proximidades do objecto a fotografar.
Acessórios indispensáveis
Deve usar um pára-sol quando se fotografa no exterior com luz forte. Um tripé firmará a máquina e permitira uma melhor composição, e um disparador de cabo evitará que a máquina fotográfica trema quando o obturador for accionado.
O contraluz
Quando o sol se encontra por trás do objecto. Dá um efeito de translucidez às folhas e pétalas; a iluminação lateral permite texturas bem definidas. Sirva-se de uma cartolina branca para reflectir a luz para as áreas sombreadas. Para atenuar a luz muito forte, suspenda por cima do objecto um pano branco fino esticado num caixilho.
Fotografar animais
A maioria dos animais selvagens assusta-se com facilidade. Desloque-se com calma, sem barulho e lentamente, para evitar que eles fujam. Vista roupa de cores neutras e disfarce as superfícies brilhantes do seu equipamento com panos de cores baças. Os animais normalmente estão quietos quando se alimentam: procure os sítios onde eles aparecem regularmente ou os lugares onde as aves fazem os ninhos, mas não perturbe o ninho nem a vegetação circundante. Talvez consiga atrair os pássaros com comida.
Procure um esconderijo natural com boa vista ou esconda-se no automóvel ou numa tenda camuflada.
Fotografar a longas distâncias
Para aproximar objectos distantes, precisa ou de uma objectiva de foco variável (zoom) ou de uma tclcobjcc-tiva de 200 a 400 m. As teleobjectivas exageram o tremor da máquina e possuem uma profundidade de foco limitada portanto, firme a máquina no tripé c seja cuidadoso na focagem.
Tente antecipar as acções do animal e foque sobre um ponto para onde ele provavelmente se deslocará. Utilize filme dc alta velocidade (ISO 400 a 1000) e grandes velocidades de obturador (não inferiores a 1/250 de segundo).
Grandes planos de flores
Para este tipo de fotografia, pode utilizar uma objectiva macro ou uma extensão, que se monta entre a objectiva normal e o corpo da máquina. O teleconversor aumenta a distância entre o filme e a objectiva e pode proporcionar uma ampliação superior à da objectiva macro. Uma objectiva de foco variável, ou seja, com zoom, possuindo uma posição de macro também lhe permitirá tirar fotografias em grande plano.
Como fotografar
Foque sobre as partes do objecto que pretenda mais nítidas. A curta distância, a profundidade de foco, ou de campo, é muito pequena.
Para maximizar a profundidade de campo, utilize uma pequena abertura (f 11 a f22). Se houver luz suficiente, utilize também filme de baixa velocidade (ISO 25 a 125). A distância curta exagera os movimentos da planta. Para evitar uma imagem tremida, escolha um dia sem vento. Se houver uma brisa ligeira, ate a flor a uma estaca ou faça um quebra-vento com estacas e panos ou folhas de cartolina.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.