O forno de microondas é fantástico porque cozinha e aquece os alimentos num espaço muito curto de tempo. Ele também é muito eficiente no uso da eletricidade, porque um microondas aquece apenas o alimento, e nada mais. Neste texto, vamos mosstrar o mistério que está por trás da mágica da “refeição em um minuto” com a culinária de microondas…
O forno de microondas é uma das grandes invenções do século XX. Ele está presente em milhões de lares em todo o mundo. Pense em quantas vezes você usa um microondas por dia. Por exemplo, você está atrasado para o trabalho e sem tempo para preparar o pequeno almoço… pense em como a utilização do microondas a ajuda nesta situação e em muitas outras …
Como funciona o microondas
Num forno de microondas não há calor interno no aparelho. As microondas, atingirão o alimento por todos os lados e por cima, penetrando-o até uma profundidade que varia de 2 a 4 cm, variando conforme a consistência do alimento. O centro do alimento será cozido por transferência do calor, que passará da parte externa para a interna. As microondas passam através do vidro, porcelana, cerâmica, papel e plástico, não afectando estes materiais. Na culinária de microondas, as ondas de rádio penetram no alimento, estimulando muito as moléculas de água e de gordura por igual em todo o alimento. Nenhum calor tem que migrar para o interior por condução. Há calor em toda parte e por igual, pois as moléculas são estimuladas por igual. É claro que há limites. As ondas de rádio não penetram por igual em pedaços grossos de alimentos (elas não completam o caminho até o meio), e também há “pontos quentes” causados pela interferência das ondas. O processo completo de aquecimento é diferente porque você está “estimulando os átomos” em vez de “conduzir o calor”.
No forno de microondas, o ar no forno está em temperatura ambiente; então, não há como formar uma casquinha. É por isso que as massas para tortas de microondas algumas vezes vêm com uma bandeja de alumínio coberta com papelão. Você coloca o alimento na bandeja e depois no microondas. A bandeja reage à energia das microondas.
Como preparar alimentos num forno microondas
Normalmente os alimentos para preparar no forno de microondas, tem na sua embalagem as indicações de como os preparar bem como o tempo que devem estar dentro o microondas. Assim como na cozinha convencional, a humidade dos alimentos tende a evaporar-se durante o cozimento por microondas.
Para evitar isso, podem ser utilizados diferentes tipos de tampas como por exemplo de vidro, pratos, papel impermeável, plásticos especiais, papel toalha e outros. Quando usar plástico aderente, deixe uma abertura para a saída do excesso de vapor e se o plástico não for especial para forno microondas não deixe que ele encoste no alimento. Alimentos com membranas ou peles devem ser furados quando forem cozidos inteiros no Forno Microondas, possibilitando assim a saída do vapor e evitando o rompimento da membrana, o que poderia estourar os alimentos. Perfure a gema e a clara do ovo com um palito, fure com garfo a casca de batatas e outros vegetais inteiros; descasque uma tira de maçã, inteira; fure com garfo, salsichas, linguiças, etc…
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Gostava de entender porque é que, ao tentar derreter uma vela no microondas, este deixou de funcionar. Isto é, o motor que gira o prato continua a desempenhar a sua função, mas entretanto o emissor de ondas, apesar de parecer em ação, não produz calor.
Agradeço a explicação.