As tábuas de corte são essenciais em qualquer cozinha, pelo que precisam de estar bem higienizadas e prontas a utilizar.
Um dos materiais mais comuns destas tábuas de corte é a madeira e esta pode acabar por acumular muitas bactérias se não for devidamente limpa. Para que seja possível utilizar a tábua de corte sempre que necessário, o que, para algumas famílias, é praticamente todos os dias, é necessário limpá-la corretamente, evitando a contaminação.
Seguem-se algumas dicas para saber como higienizar tábua de corte.
Confira-as, já abaixo.
Dicas de limpeza
- Prepare uma solução de limpeza com 1 tampa de lixívia para cada 4 litros de água.
- Mergulhe a tábua de corte nesta solução durante algum tempo, cerca de 30 minutos. Deixe secar em posição vertical para não ganhar manchas.
- Em alternativa pode optar por usar outros ingredientes com propriedades antibacterianas que são comumente encontrados em uma cozinha, como vinagre.
Eliminar o odor
É frequente a tábua de corte ganhar odores e cheiros dos alimentos. Para resolver este problema apenas vai precisar de limão e sal.
- Corte um limão ao meio
- Coloque a tábua de corte na horizontal e espalhe um pouco de sal sobre esta
- Agarre numa metade do limão e esfregue sobre o sal.
Cuidados adicionais
Para manter a tábua de corte livre de bactérias e sempre limpa é aconselhável que opte por possuir uma tábua de corte para cada tipo de alimento. Por exemplo, uma tábua para cortar carne, uma para os legumes e outra para outros ingredientes. Aconselhamos até que tenha uma tábua de corte para cada tipo de carne.
A tábua de corte de plástico é a mais indicada para o preparo de qualquer espécie de carne, incluindo aves, peixes e carne bovina. Muito fácil de higienizar e limpar, o odor dos alimentos não se impregna tão facilmente.
Sempre que notar que as suas tábuas de corte estão a ficar velhas, com riscos ou com sujidades que parecem não querer sair, talvez seja altura de as deitar fora e substituir por outras novas.
Outra ideia importante para garantir que não se propagam bactérias é comprar tábuas de corte coloridas e estabelecer um código para as diferenciar por ingredientes.
Acima de tudo, higienizar tábua de corte e mantê-la sempre limpa é essencial. A tábua de corte é onde se prepara a comida para as refeições e, por isso, existe o risco de contaminação por bactérias, como salmonela ou E. coli.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.