Em tempos como os de hoje, o jardim cada vez mais deixa de ser visto como um luxo, mas sim uma necessidade. Nos nossos dias verifica-se uma mudança de mentalidade da sociedade em relação aos espaços verdes, pelo que hoje mais do que nunca é dada uma atenção especial a esta zona da sua casa.
O jardim por melhor que seja deve ser sempre alvo de uma manutenção cuidada e contínua, para que o mesmo esteja sempre num nível de qualidade cómodo e atractivo às convivências pessoais dos seus intervenientes. Assim sendo, impermeabilizar floreiras e canteiros da sua casa vai ajudar numa melhor manutenção e reparação do seu jardim.
Conforme o tipo de material da qual é feito o canteiro ou floreira, torna-se necessário um pequeno tratamento prévio, ou seja uma impermeabilização da mesma. Pois isto vai assegurar que as plantas ali expostas tenham uma vida útil mais longa, assim como melhores condições de cultivo.
No caso de floreiras com paredes de alvenaria, existe a necessidade destas paredes serem construídas sobre um pequeno muro de concreto com altura mínima de 15cm monolítica com a laje. Esta medida é essencial para evitar o destacamento da parede e consequente ruptura da manta. A drenagem é feita por tubos de PVC Ø100mm, instalados no meio da vegetação, tantos quantos necessários para a drenagem da zona. Esses tubos deverão ter na sua extremidade superior uma grelha metálica, preferencialmente pintada na cor vermelha de fácil localização no meio à vegetação, para eventuais manutenções.
No fundo do canteiro deve ser deixado uma camada de 10cm de cascalho, brita ou seixo para a drenagem da água. Essa camada deverá estar separada da camada de terra por uma camada de poliéster. O escoamento da água será feito pelo mesmo tubo captador da água da superfície da floreira, através de furos Ø 5/8″.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.