Para fazer a limpeza de vidros, estores e limpeza de persianas é importante saber as principais dicas e o produto de limpeza adaptado a cada caso. Os estores interiores acumulam sujidade em locais difíceis de alcançar e que por vezes passa despercebida…
Vidros e caixilhos
Para limpar vidros e caixilhos é necessário um produto de limpeza de vidros, pois a sua utilização facilita o trabalho. No caso de grandes superfícies, esta manutenção ficará cara, no entanto poderá utilizar apenas água e alguns truques de grande utilidade que lhe ficará bem mais económico. Experimente lavar.
Existem vaporizadores que contêm um produto de limpeza de vidros. A sua utilização facilita o trabalho, pelo menos nos vidros pequenos. Mas, se forem utilizados para grandes superfícies, tornam-se bastante caros. Nesses casos, é preferível utilizar os produtos tradicionais. Os profissionais da limpeza de vidros usam apenas água, mas existem alguns pequenos truques que podem ser de grande utilidade. Experimente lavar os vidros com água quente, juntando a cada litro de água um dos seguintes produtos: uma colher de sopa de amónia; duas colheres de chá de ácido bórico; uma ou duas colheres de chá de bicarbonato de sódio; uma chávena de álcool desnaturado.
Em seguida, seque o vidro com uma camurça limpa e húmida, papel de jornal ou papel de cozinha absorvente. Para as superfícies de maiores dimensões, as borrachas limpa-vidros (também conhecidas por rodos) podem ser bastante úteis. Não se esqueça de secar a borracha com um pano após cada passagem.
Nota: o álcool e a amónia atacam a tinta e o verniz. Por isso, não deixe que estas substâncias atinjam os caixilhos.
Estores
Os estores interiores podem ser laváveis ou não laváveis. Cada tipo tem a sua manutenção própria:
Estores interiores laváveis – modo de limpeza:
Retire e enrole o estore e, coloque-o no chão. Limpe-o com água e detergente, sem encharcar e utilizando uma escova macia. Passe com um pano húmido e volte a pendurar. Não enrole o estore antes de estar completamente seco.
Estores interiores não laváveis – modo de limpeza:
Tente remover as manchas com uma borracha, farinha, pó de talco ou miolo de pão.
Persianas
Limpeza de persianas:
Existem persianas de diversos materiais, estas podem ser de madeira lacada ou pintada.
Modo de limpeza: lave a persiana, se possível dos dois lados, com água e um pouco de detergente suave; enxague e seque bem. Em alternativa, utilize um produto de limpeza específico para estes materiais. Esfregue bem com um pano macio, depois de aplicar o produto. Terminada a operação, pode aplicar uma cera sólida, o que facilitará a próxima limpeza.
Persianas de plástico – modo de limpeza:
A persiana de plástico deve ser limpa com água e detergente. A limpeza de persianas deve ser feita regularmente, tirando o pó. Para o efeito, pode utilizar uma escova própria, que permite limpar várias lâminas ao mesmo tempo, ou um aspirador munido de um bocal de sucção apropriado.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
obrigado pela sujestão, deixo tambem um truque para lavar portas pintadas com tinta oleo.
com agua quente um pouco de sabao em pó e agua raz ficam opitimas e brilhantes um abraço
ruibr
As dicas são otimas mas o ideal é olhar a etiqueta do seu produto. Nela está descrita a forma correta de fazer a limpeza e a manuteção para que dure por muito mais tempo.
Se não tiver etiqueta consulte o site do fabricante
Em geral a melhor maneira de limpeza é a lavagem por “extração por sucção” que consiste em utilizar produtos registrados na ANVISA em seguida fazer a lavagem com agua e a imediata extração dessa agua. Dessa forma o tecido ficará no local e estará limpo e seco em pouco tempo. Aqui no RJ poucas empresas fazem esse serviço um exemplo é a www . safeclean-rio . com . br já usei e percebi que o custo é menor do que em lavanderias.