Na maioria dos novos aparelhos eléctricos, torna-se necessário proceder à ligação de uma ficha adequada à potência do aparelho. Este valor, expresso em watts, é geralmente indicado no próprio aparelho ou na embalagem. Utilize fichas de 3 A para aparelhos de potência eléctrica inferior a 700 W e de 15 A para potências superiores. Para substituir fichas eléctricas antigas deve verificar com atenção todas as ligações e fios condutores eléctricos…
Como montar e substituir fichas eléctricas
Se montar uma ficha nova num cabo velho, verifique cuidadosamente as ligações dos diversos condutores eléctricos aos terminais, pois os revestimentos podem ter cores diferentes das que actualmente se utilizam. As cores do revestimento isolador dos condutores dos cabos de fabrico mais recente são castanho ou preto para a ligação à corrente, azul para o neutro e verde-amarelo para a terra.
Como retirar a ficha antiga
Para retirar a ficha antiga, desaparafuse e tire o parafuso grande que fixa a tampa da caixa da ficha. Desaperte os parafusos dos terminais sem os tirar e solte os fios (numa ficha sem parafusos, abra os grampos para soltar os fios). Desaparafuse todos os parafusos ou braçadeiras de fixação do cabo e retire-o da ficha. Pode ser necessário desnudar as extremidades dos condutores se o fio estiver queimado ou tiver pontas partidas. É também necessário desnudar as pontas dos condutores de um cabo novo.
As fichas novas são geralmente acompanhadas de um diagrama que indica o comprimento da ponta a desnudar. Assente o cabo numa superfície dura e com uma faca afiada faça um corte de cerca de 5 cm no revestimento exterior no sentido do comprimento. Dobre o revestimento para trás e corte, tendo o cuidado de não ferir o revestimento isolador dos fios condutores.
Utilize um alicate especial de desnudar fios para retirar cerca de 1,5 cm de revestimento isolador da ponta dos condutores ou o comprimento indicado nas instruções. Regule cuidadosamente o alicate para não cortar os finos fios de cobre do condutor. Role entre os dedos as pontas dos fios condutores de forma a ficar com um feixe compacto.
Se a tampa da ficha tem um orifício ou uma manga na base, enfie o cabo por aí. Fixe o cabo com os grampos ou braçadeiras próprias ou aparafuse o parafuso que aperta o grampo. Este tem de prender o revestimento exterior do cabo, e não apenas o dos condutores.
Se se tratar de ficha com fusível do tipo cartucho, retire cuidadosamente o fusível, se estiver por cima de um dos terminais. Faça as ligações.
Coloque novamente o fusível no lugar. Coloque a tampa da caixa da ficha e aperte o parafuso de fixação. Nas fichas sem parafuso, a tampa é fixada dando um quarto de volta ao fecho; em alguns modelos o fecho é accionado automaticamente quando se insere a tampa.
Como ligar uma ficha a um cabo
Ligue o condutor preto ou castanho ao terminal de base. O amarelo-verde à terra e o azul ao neutro. Enrole os condutores em volta dos espigões dos terminais no sentido dos ponteiros do relógio para que não se soltem quando apertar os parafusos. Certifique-se de que a ficha que vai montar tem o fusível indicado para a potência eléctrica do aparelho em questão.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Antes de fazer qualquer coisa com fios condutores ou fichas electricas montadas deverá desligar o quadro electrico