A exposição à luz do dia muda a cor da madeira e, com frequência, torna-a mais escura. Quanto mais longa for a exposição, maior será a alteração. A cor da madeira também pode ser afectada pelos produtos de polir e pelas lacas.
Em todas as madeiras de resinosas, quando expostas à luz do dia, a alteração é mais rápida nos primeiros dias, tornando-se depois mais lenta.
Geralmente, nas madeiras de folhosas a primeira fase é lenta, seguindo-se um período de cerca de quatro semanas em que a alteração é razoavelmente rápida, voltando depois à primeira fase.
A maioria das madeiras de folhosas, naturalmente escuras, como, por exemplo, o pau-rosa, tende a branquear, em vez de se tornar mais escura. Certas madeiras de folhosas, semicoradas, nomeadamente o carvalho e o freixo, mudam de coloração, tornando-se primeiramente amarelas.
As alterações de cor da madeira são devidas a reacções químicas na madeira provocadas pelos raios ultravioletas da luz. Os produtos de polimento, contudo, inibidores destes raios, atrasam estas alterações. Estão actualmente a ser efectuadas experiências no sentido de isolar os agentes químicos responsáveis, o que permitirá obter produtos de acabamento neutralizantes.
Como evitar a mudança de cor da madeira
Para evitar as mudanças de cor da madeira, que provocam o aparecimento de manchas, devem tomar-se as seguintes precauções:
- Não deixe ferramentas ou quaisquer outros objectos sobre uma madeira recentemente limpa ou polida exposta à luz forte do dia.
- Durante a construção de um móvel, que poderá levar semanas, mantenha todas as peças tapadas até à montagem e aplicação do acabamento. Poderá haver diferenças de cor entre uma série de peças de mobiliário feitas com várias semanas de intervalo, mas tais diferenças desaparecerão com o tempo.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Pingback: Como construir um Lava-Loiça | Bricolage e Obras