Prensar flores para utilizar na confecção de trabalhos manuais é uma alternativa original e diferente. Esta técnica traz a vantagem de dar um toque de personalidade ao trabalho que está a realizar. As flores prensadas são muito utilizadas em cartões românticos, convites para festas e até mesmo bilhetes amorosos…
Prensagem de flores
Colha as flores quando não estiverem molhadas da chuva ou do orvalho e prense-as imediatamente. As flores singelas ou chatas prensam-se facilmente, assim como as folhas de fetos, avencas e outras. As flores de corola pesada e as plantas carnudas são menos próprias para prensar.
Coloque as flores mais carnudas, como as margaridas, entre folhas de papel mata-borrão, e as flores mais finas, como os hibiscos, entre pedaços de mata-borrão ou folhas de jornal. Estenda as flores cuidadosamente entre as folhas de papel e ponha o conjunto dentro de uma lista telefónica velha ou numa prensa própria para flores. Vá mudando os papéis de dois em dois dias e deixe-as a prensar durante quatro a seis semanas.
Para prensar folhas de fetos e outras, proceda do mesmo modo. Quanto mais tempo as flores forem prensadas, melhor a cor resistirá.
Como utiliza-las em trabalhos manuais
Quando as flores estiverem secas, disponha-as, com o auxílio de uma pinça, sobre um pedaço de cartolina para fazer uma composição decorativa. Com um palito, aplique um pouco de cola transparente na parte de trás de
cada flor e comprima-a ligeiramente para a fixar. Coloque um vidro e emoldure para fazer um quadro ou plastifique para obter um original cartão de boas-festas. Continue e prensar flores e guarde-as e dentro de sacos de papel transparente, para as utilizar mais tarde consoante a sua necessidade.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.