Menu

Como preparar flores para fazer arranjos florais com flores secas

  • on 26 de setembro de 2010
  • Likes!

Um delicado ramo de flores secas ou arranjos florais secos são uma alternativa económica de bom gosto em detrimento ás flores frescas e ás plantas de interior na decoração de um ambiente…

Secagem de flores para arranjos florais

Como colhê-las e prepará-las

Colha as  flores frescas  num dia seco, estas devem estar completamente abertas as suas herbáceas devem estar  a largar as sementes. Prepare-as imediatamente. Tire as folhas dos caules. Em algumas flores com corolas grandes e caules delgados estes devem ser envolvidos com arame fino (arame de florista) enrolado ou mesmo substituídos por arame 2 cm abaixo da flor.

Secagem ao ar

As flores de plantas não muito carnudas são colocadas de cabeça para baixo num local escuro e arejado. Resguardadas da luz, elas conservam as cores.

Secagem na areia

Seque previamente areia fina no forno do fogão da cozinha e deixe arrefecer. A areia extrai então água das plantas. Este método é especialmente indicado para a secagem de flores grandes e delicadas, como rosas, túlipas ou cravos. As caixas de sapatos são excelentes para enterrar as flores na areia. Quando proceder a esta operação, tente, na medida do possível, que cada pétala fique rodeada de areia. Flores como as margaridas, por exemplo, elevem ser mergulhadas com a cabeça para baixo; as flores em forma de cálice devem ser enchidas cuidadosamente com areia e depois enterradas. Ao secar flores por este método, retiram-se todas as folhas. Às flores muito grandes cortam-se-lhes os pés até uma altura de 2-3 cm. Todos os caules devem levar arame para dar apoio; nos caules ocos, ele é introduzido e fica preso ao receptáculo mediante um pequeno gancho formado na extremidade. A flor seca é posteriormente retirada com todo o cuidado com o auxílio desse arame. O período de secagem pode variar entre poucos dias e um mês, no máximo.

Secagem com sílica-gel.

A sílica-gel extrai água das flores de forma mais eficiente do que a areia. Deve ser sempre conservada em recipientes tanto quanto possível estanques. A sílica-gel torna a secar sem quaisquer problemas a uma temperatura de 120-130°C no forno da cozinha e pode então voltar a ser utilizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *