Geralmente, a manutenção do aquecedor e sistema de aquecimento não apresenta problemas. A operação eficiente é resultado da boa manutenção regular. Seja qual for o tipo de aquecedor, há várias coisas que se pode fazer para manter o sistema em excelente condição, como por exemplo limpar o aquecedor regularmente, Neste artigo, ensinaremos como fazer uma boa manutenção do seu aquecedor.
Manutenção do aquecedor
Lubrificar o motor
Para manter o bom funcionamento do motor, certifique-se de que ele esteja limpo. A maioria dos motores é permanentemente lubrificada e lacrada pelo fabricante e não exige cuidados adicionais. Alguns motores, porém, têm portas de óleo com tampas acima dos mancais próximos ao eixo do motor. Se o motor tem portas a óleo, ele deve ser lubrificado anualmente. Aplique duas ou três gotas de óleo de motor não detergente 10W em cada porta. Não lubrifique em excesso. Se o eixo do compressor tem portas a óleo, ele também deve ser lubrificado anualmente, seguindo o mesmo procedimento. Provavelmente será preciso remover uma placa de acesso para alcançar as portas. Se o compressor tem graxeiras em vez de portas a óleo, remova as tampas dos parafusos que cobrem as graxeiras e encha-as com lubrificante de específicos, disponível em lojas de ferramentas.Limpar o aquecedor
Limpar o aquecedor
Uma boa limpeza do aquecedor é um bom começo para lhe garantir uma boa manutenção do seu sistema de aquecimento. A limpeza é a parte mais importante da manutenção regular, porque ela afecta os três componentes básicos do aquecedor: o sistema de filtro, o compressor e o motor. O filtro do aquecedor deve ser substituído ou limpo no início do Inverno e mensalmente durante períodos de uso contínuo. Para verificar o filtro, retire-o e erga-o contra a luz. Se ele parecer obstruído, substitua-o por um filtro novo do mesmo tipo e tamanho, independentemente de seu tempo de uso.
Ajustar e substituir a correia
Em aquecedores com compressores, inspecione as correias do compressor e do motor quando limpar e lubrificar o aquecedor. Se as correias estão desgastadas ou rasgadas, substitua-as por novas, do mesmo tipo e tamanho. Veja como substituir uma correia desgastada. 1º Solte os parafusos de montagem do motor e deslize-o para frente em direção à unidade do compressor. Isso solta a correia desgastada.
2º Remova a correia antiga e estique a nova em seu lugar, sobre as polias. Depois, deslize o motor de volta e aperte os parafusos de montagem do motor para aumentar a tensão.
3ºAjuste os parafusos para que haja cerca de 1/2 cm de deflexão na correia quando pressionada no seu ponto central, entre as duas polias. Se uma correia produzir sons com o compressor em funcionamento, pulverize-a com um produto específico, disponível em lojas de ferramentas e em algumas lojas de material para construção.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
NÃO FAÇA VOCE MESMO!!!
quaisquer coisa relativa a Gas ou Eletricidade…NÃO FAÇA VOCE MESMO!!!
Sob pena de Responsabilidade civil e criminal
Pingback: Manutenção de Aquecedores - Como fazer? - Faça Você Mesmo