Os filtros de ar, quando sujos, podem provocar um aumento do consumo de gasolina do automóvel. Verifique o filtro depois de ter feito 10 000 km ou de seis em seis meses. Há três tipos principais de filtro de ar, em função do elemento filtrante que utilizam: filtro de papel, descartável, filtros de rede de arame fina e filtro de espuma plástica (raro hoje em dia)…
Como fazer a manutenção do filtro de ar do seu automóvel
Filtros de espuma
Lave os elementos filtrantes de espuma plástica em água quente com detergente líquido. Depois de lavar o filtro, passe por água fria, esprema e deixe secar antes de o colocar novamente.
Filtros de rede
O elemento filtrante é constituído por uma rede de arame muito fina impregnada de óleo que retém as partículas de poeira. Para limpar o filtro, mergulhe-o completamente num recipiente com petróleo. Em seguida, mergulhe o filtro em óleo limpo para lubrificar o motor e escorra bem antes de pôr novamente no lugar.
Filtros descartáveis
Desaperte os parafusos de fixação e levante a tampa. O filtro de papel, que tem a forma de anel e é constituído por um papel fibroso tratado com resina e dobrado em sanfona — o elemento filtrante —, estará mais sujo no ponto em frente da tomada de ar. Se o resto do filtro estiver limpo, rode-o de modo que a parte mais suja fique no ponto diametralmente oposto. Se todo o elemento filtrante estiver sujo ponha-o fora, limpe a caixa do filtro com um trapo embebido em parafina ou álcool puro e coloque um novo elemento filtrante de papel.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.