As mordidas de cão podem introduzir no sangue da pessoa atacada germes existentes na boca do animal, o que é susceptível de provocar uma infecção. Se a pele for lacerada e a vítima não tiver sido vacinada contra o tétano nos últimos cinco anos, deve consultar um médico o mais depressa possível para levar uma injecção anti-tetânica. Lave as feridas com um anti-séptico fraco. As feridas mais profundas devem ser tratadas por um médico no serviço de urgência de um hospital…
Contactar as autoridades
Sempre que um cão o ataque sem razão, deve dar parte à Polícia; o facto de o dono de um cão não controlar o animal constitui uma infracção à lei.
Como se defender perante um ataque
Se for atacado por um cão, defenda-se com o antebraço, se possível enrolado num casaco ou numa camisola. Afunde o antebraço com força na boca do cão para obrigar o animal a afrouxar a mordida e continue a empurrar até ele o largar. Não tente tirar o braço enquanto o cão estiver a mordê-lo para que a ferida não se transforme num rasgão. Se o cão voltar ao ataque, tente agarrá-lo pelo cachaço e empurrá-lo para o outro lado de uma porta ou portão que possam ser fechados com segurança.
Tratar a ferida
Para tratar as feridas e mordidas de cão lave as mesmas e a região circundante com água morna e sabão ou com um anti-séptico fraco. Limpe a pele com cuidado, sem tocar na ferida, e cubra-a com uma compressa limpa, segura com uma ligadura.

Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.