Fazer compras pela internet tem-se transformado cada vez mais num facilitismo ou simplificação que os avanços na internet vieram apresentar e que demonstra ter vindo para ficar também na época de Natal.
Compras de Natal pela internet
Em Novembro de 2011, um em cada dez portugueses (segundo dados do INE) tinha já efetuado compras pela internet, sendo esta uma percentagem com tendência a aumentar, uma vez que a quantidade de dispositivos com acesso à rede tem vindo a crescer a um ritmo alucinante.
Comprar Online
No Natal deste ano, comprar online pode ser uma solução para procurar os melhores preços e perder menos tempo com esta tarefa. No entanto este é um tipo de compra que exige que a faça com alguma antecedência (de preferência antes do final de Novembro) e alguns cuidados extra na hora de fazer a compra.
Vamos falar neste artigo um pouco acerca dos cuidados básicos que deverá ter quando fizer compras pela internet ou apenas para que fique ciente do que não deve fazer.
Como fazer compras online?
Para se iniciar nas compras online a primeira coisa que deve verificar é se a encomenda chegará atempadamente ao destino.
Depois, como está na internet aproveite todo o potencial que esta lhe oferece utilizando os portais de comparação de preços para verificar a relação qualidade – preço. Deve ter em atenção a discrepância de preços, principalmente quando existe um preço muito abaixo das outras lojas para um mesmo produto.
Quando escolher a loja online onde será efetuada a compra, certifique-se que toma precauções acerca da mesma, mas primeiramente verifique as suas próprias condicionantes… não faça compras pela internet em redes e computadores públicos, pois os seus dados podem ser facilmente intercetados e, ao fazer em casa, garanta que o seu software está atualizado e que tem a firewall e antivírus ativos e também atualizados.
Confianças nas Lojas Online
Garantindo as duas primeiras condições, referidas no parágrafo anterior, deve averiguar a loja online.
Uma primeira verificação a fazer é acerca do endereço físico e telefone da loja online, assim como o NIPC. Confirme se todos estes dados estão presentes na página da loja e se são reais. Estas são referências importantes caso queira informações sobre a compra ou reclamar por alguma razão.
Após esta verificação pesquise na internet acerca da fiabilidade da loja. Verifique o feedback e opinião dos clientes no próprio site, nas redes sociais e sites de opiniões procurando ocorrências ou episódios menos bons e avaliando a resposta que foi dada pela empresa.
Se até agora está tudo de acordo com os padrões, verifique se a barra de URL contém um cadeado ou se utiliza o protocolo HTTPS. Esta condição garante o envio dos seus dados de forma mais segura através da internet.
Nota: O uso do protocolo HTTPS pode ser verificado pela presença do cadeado na barra de URL ou pela presença do texto “https://” antes do link da loja na mesma barra de URL.
Por fim, guarde todos os emails da loja referentes à compra, bem como talões de pagamento, faturas, número de referência da encomenda e todos os documentos da mesma.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.